17° Enlihpe aceita submissão de trabalhos até 15 de abril

Com o tema central Coerência Doutrinária na Pesquisa Espírita, o 17º Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo será realizado presencialmente, nos dias 27 e 28 de agosto de 2022.

Como informa Alexandre Fontes da Fonseca, coordenador desta edição do encontro, “este ano, o tema central do Enlihpe é um assunto de enorme interesse para todo o movimento espírita, pois tem direta relação com o conceito de fé do Espiritismo, afinal, o tema coerência doutrinária tem sido tratado com base em opiniões que, embora respeitáveis, são opiniões apenas.”

Recordando citação de Allan Kardec, em O Evangelho Segundo o Espiritismo – “A fé necessita de uma base, base que é a inteligência perfeita daquilo em que se deve crer” (item tem 7, cap. XIX) -, Fonseca enfatiza que “a proposta do 17° Enlihpe é fundamentar o assunto na Filosofia e na Ciência, assim como na própria teoria espírita, e receber trabalhos sobre e que exemplifiquem e/ou fundamentem coerência doutrinária de modo sério e científico. O escopo abrange, mas não se limita a, por exemplo, o que é coerência ou consistência na Ciência; que definição de Espiritismo corresponde essa coerência, coerência doutrinária nas obras e/ou práticas espíritas etc.”

O Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo (Enlihpe) é um espaço privilegiado no contexto brasileiro para apresentação e discussão de propostas e trabalhos de investigação científica sobre a temática espírita. O sucesso alcançado nos anos anteriores tem atraído pesquisadores de todo o Brasil, interessados na divulgação e na discussão dos seus estudos. Um dos diferenciais do Enlihpe é o seu formato, que incentiva a formação de redes de pesquisa e promove a aproximação de estudiosos de diferentes áreas do conhecimento.

Os trabalhos inscritos, em formato de artigo científico, devem seguir as normas definidas abaixo. Além da confirmação da entrega e do parecer da Comissão Científica sobre o artigo, enviados eletronicamente ao e-mail do autor, os textos serão avaliados pelo sistema Double Blind Review, no qual o trabalho é avaliado anonimamente por 2 membros da Comissão Científica do Encontro ou por pesquisadores sugeridos pela comissão.

O 17° Enlihpe será realizado na sede da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo – USE-SP, na Rua Dr. Gabriel Piza, 433, em São Paulo (SP). Informações complementares pelo e-mail: [email protected]

Procedimentos para a inscrição dos trabalhos

Artigo científico    •••   O artigo deverá ser gravado em 2 arquivos:

  • ARQUIVO 1 – contendo o nome do(s) autor(es), o título do trabalho e o resumo;
  • ARQUIVO 2 – contendo o título e o texto integral do artigo sem qualquer identificação de autoria.

Submissões de trabalhos

Formato do Trabalho:

  • Editor de textos: Word for Windows 6.0 ou Posterior                                Número máximo de páginas: 15 (quinze)

Configuração das páginas

Margens: superior 3cm; inferior 2 cm; esquerda 3cm; direita 2 cm.Tamanho do papel: A4 (largura 21 cm; altura 29,7 cm)
Formato do parágrafo: Recuo especial: primeira linha 1,25 cm.Fonte: Times New Roman, tamanho 12.
Figuras, tabelas e gráficos: Fonte Times New Roman, tamanho 8 a 12Espaçamento entre linhas: simples.
Resumo: Máximo de 1750 caracteres (aproximadamente 15 linhas).Revisão ortográfica a cargo dos autores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *