A Sétima Arte e o Espiritismo: seminário com Oceano Vieira de Melo

Três horas de arte e cultura: essa é a meta do seminário A Sétima Arte e do Espiritismo, que o cineasta Oceano Vieira de Melo apresentará em 28 de janeiro de 2023, das 15h às 18h, no CCDPE-ECM, apenas em formato presencial. Serão apresentadas mais de 20 cenas espiritas, inseridas em grandes filmes da história do cinema.

Dividido em quatro partes, Oceano Vieira de Melo inicia apresentando as primeiras imagens daquela que foi chamada de A Nova Arte, o cinema, enfocando o período de 1830 a 1900. A segunda parte, resume o século XX, mostrando a Paris de Gabriel Delanne, Camille Flammarion, Léon Denis e outros pioneiros que deram continuidade ao trabalho de Allan Kardec.

Na sequência, o tema central será Ingmar Bergman, “o maior diretor do primeiro século da Sétima Arte, que no filme sobre sua vida – Fanny & Alexander – fez um filme espírita com mediunidade, espíritos e o drama da vida humana na Terra”, resume o cineasta, criador da Versátil Vídeo Spirite, pesquisador, documentarista, palestrante e produtor de audiovisual sobre arte e Espiritismo.

Encerrando o seminário, Melo falará sobre alguns diretores espíritas e não espíritas brasileiros que fizeram filmes espíritas.  Após perguntas e respostas, será realizada visita a uma exposição especialmente montada para a ocasião, com livros escritos sobre Ingmar Bergman, que poderão ser consultados no local, e DVD e Blu-Ray dos filmes desse diretor realizados no primeiro século do cinema.

Oceano Vieira de Melo ressalta que “os maiores diretores do cinema mundial, no século 20, como convidados especiais pela espiritualidade superior, sem saberem, fizeram filmes com cenas espíritas que fazem parte da codificação espírita e das obras de Chico Xavier e Yvonne Pereira”.

A tarde cultural será finalizada com lanche de confraternização entre os presentes. Para isso, é solicitado aos participantes que levem um prato de doce ou salgado. Além disso, o CCDPE-ECM a contribuição de  R$ 25,00 (via PIX – dados abaixo) , que dá direito a um livro da Editora CCDPE e a um DVD de filme de Oceano Vieira de Melo, além de colaborar com a manutenção da casa.

Para facilitar a organização do evento, o ideal é o interessado preencher uma ficha em https://forms.gle/wPQEY9unq2rcsEkg6 (não demora nem 2 min).

O evento marca o início das atividades de 2023 da DCEE-Diretoria de Cultura e Estudos Espíritas do CCDPE-ECM, instituição localizada na Alameda dos Guaiases, 16, Indianópolis, São Paulo (SP).

Mais informações pelo e-mail [email protected] ou via mensagem pelo WhatsApp 11 – 94262-5620.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *