Ciência de vida após a morte: conferência de lançamento do livro

17 de agosto de 2022

Conferência de lançamento do livro “Science of Life After Death”, publicado pela editora Springer e que investiga as evidências científicas sobre uma das questões mais desafiadoras e difundidas ao longo dos tempos, culturas e religiões: a sobrevivência da consciência humana após a morte.

Conferência apresentada no IV Simpósio Internacional de Espiritualidade na Prática Clínica, promovido pelo DPE – Departamento de Psiquiatria e Espiritualidade da APRS – Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul. Realizada no dia 24 de Junho de 2022 no Teatro da AMRIGS – Associação Médica do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre (RS).

O livro foi escrito numa colaboração dos psiquiatras Alexander Moreira-Almeida e Marianna Costa com o filósofo Humberto Schubert Coelho, pesquisadores do NUPES-UFJF.

O livro inclui:

– Revisão abrangente da crença na sobrevivência pessoal na atualidade, na história das religiões e da filosofia

– Refuta argumentos históricos e epistemológicos equivocados contra a noção de sobrevivência após a morte (por exemplo, ser algo irracional, puramente religioso, impossível de ser abordado pela ciência, que foi provado falso pela neurociência)

– Discute o que constitui evidência empírica para a sobrevivência após a morte

– Revisão geral das evidências científicas sobre a sobrevivência da consciência humana após a morte, com foco em estudos sobre mediunidade, experiências de quase morte e fora do corpo e reencarnação

– Principais hipóteses explicativas alternativas à sobrevivência após a morte

– Principais barreiras culturais para um exame justo das evidências disponíveis para a sobrevivência da consciência após a morte.

Acesse https://youtu.be/X4qJozxIADU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *