Coerência doutrinária espírita: limites e desafios

Marco Milani apresenta este trabalho no 17o Enlihpe Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores Espíritas, que acontece nos dias 27 e 28 de agosto, na sede da USE SP União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo, rua Gabriel Piza, 433, em Santana, capital paulista.

21 de agosto de 2002

Este trabalho objetiva discutir a definição e a aplicação do termo coerência doutrinária sob a perspectiva espírita, servindo-se de levantamento realizado junto a adeptos do Espiritismo quanto ao reconhecimento e legitimação de fontes e referências válidas à construção do conhecimento espírita.

A amostra analisada foi formada por dirigentes e colaboradores de uma instituição federativa. Os resultados obtidos identificaram similaridades e divergências entre os adeptos sobre a produção e validação do conhecimento espírita, apontando-se o tempo de adesão e a leitura integral das obras doutrinárias fundamentais como variáveis relevantes à compreensão do respectivo arcabouço teórico.

Dois aspectos essenciais já previstos por Allan Kardec para a discussão em voga são a incorporação do conhecimento científico e a aplicação do critério da universalidade do ensino dos Espíritos para a legitimação do que poderia ser considerado um novo saber doutrinário, porém parte dos respondentes desconsideram-nos diante do uso de argumentos de autoridade mediúnica.

Diferentemente da produção do conhecimento científico, que se serve de publicações qualificadas e congressos específicos para a divulgação e discussão de pontos sem consenso ou divergentes, no contexto espírita são exíguos os espaços com essa finalidade, sinalizando desafios a serem superados para a ampla compreensão sobre a unidade doutrinária a ser utilizada como referência pelos próprios adeptos coerentes.

Marco Antônio Figueiredo Milani Filho

Pós-Doutor pela Faculdade de Economia e Empresa da Universidade de Salamanca (Espanha). Pós-Doutor pela Escola de Política e Administração Pública pela Carleton University (Canadá). Doutor e Mestre em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP). Economista pela Universidade Mackenzie. Livre-Docente pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Diretor do Departamento de Doutrina da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo (USE). Presidente da USE Regional de Campinas.

Para sua participação presencial, faça inscrição pelo link bit.do/17-enlihpe. A transmissão on-line vai ser pelos canais do YouTube e Facebook do CCDPE-ECM Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo Eduardo Carvalho Monteiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *