Página da Liga de Pesquisadores do Espiritismo

Comunidade virtual que reúne pesquisadores sobre a temática espírita.

QUEM SOMOS
A Liga de Pesquisadores do Espiritismo (LIHPE) é uma comunidade virtual que reúne pesquisadores, sejam espíritas ou não, sejam acadêmicos ou não, que se interessam em pesquisar o Espiritismo ou o Movimento Espírita. Nosso objetivo é a ajuda mútua para o desenvolvimento das pesquisas, oferecendo aos integrantes, uma gama de informações, através da troca de informações entre os integrantes.
Atendemos, dentro do possível, solicitações de pesquisadores que não fazem parte do grupo.

NOSSA SIGLA
Fundada sob a denominação de Liga dos Historiadores e Pesquisadores do Espiritismo, com o tempo reduziu-se o seu nome para somente Liga de Pesquisadores do Espiritiismo. Apenas por tradição, manteve-se o “H” na sigla, a qual vem sendo usada normalmente.

ESPIRITISMO E CIÊNCIA
Conforme afirmou Allan Kardec, “O Espiritismo e a Ciência se completam reciprocamente; a Ciência, sem o Espiritismo, se acha na impossibilidade de explicar certos fenômenos só pelas leis da matéria; ao Espiritismo, sem a Ciência, faltariam apoio e comprovação”. (A Gênese, Cap. 1, i. 16)

REGISTROS HISTÓRICOS
A data simbólica da criação da LIHPE é 17 de março de 2002, por iniciativa de Eduardo Carvalho Monteiro, o qual reuniu um grupo de confrades para criar uma rede que congregasse historiadores e pesquisadores em 14 estados brasileiros e membros na Áustria, Suécia, Inglaterra, Estados Unidos e Portugal.

Em pouco tempo, mais de duzentos membros se filiaram à lista, e sentiram a necessidade de criar uma identidade, embora não desejassem fundar uma instituição ou organização formal. Escolheu-se o nome de Liga de Historiadores e Pesquisadores Espíritas, e a sigla LIHPE. Desde então, a comunidade virtual vem promovendo e incentivando estudos e encontros de pesquisadores sobre a temática espírita.

A LIHPE não foi concebida para ser um grupo de debates. A LIHPE tem, como parceiro natural, o Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo Eduardo Carvalho Monteiro – CCDPE-ECM, também fundado por Eduardo Carvalho Monteiro, sediado na cidade de São Paulo, na Alameda dos Guaiases, 16, em Indianópolis.

Após muitas realizações conjuntas, em 2005 o fundador Eduardo Carvalho Monteiro encerrou sua participação nessa esfera da vida, desencarnando, mas sua obra se manteve.

Anualmente, a LIHPE realiza um Encontro Nacional, de forma presencial até 2019. Devido à pandemia da Covid-19, o encontro de 2020 foi adiado e realizado, na modalidade a distância, em 2021.
Em 2022, o formato adotado foi híbrido, presencial e on-line, tendo sido realizado na sede da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo (USE SP).