No Invisível: curso on-line tem início com mais de 100 participantes

Katia Penteado, diretora do DCEE, coordena a iniciativa do curso

Com o objetivo de estudar a obra de Léon Denis, a Diretoria de Cultura de Estudos Espíritas (DCEE), do CCDPE-ECM, criou o Ciclo Léon Denis, que  inícia com o livro No Invisível. As reuniões da primeira turma tiveram início em 2 de outubro.

Julia Nezu, co-fundadora do CCDPE, é sua atual presidente.

Mais de 100 pessoas inscreveram-se para o curso e participaram da primeira reunião, que teve a presença de Julia Nezu, presidente do CCDPE-ECM, responsável pela abertura dos estudos. Na ocasião, ela fez uma apresentação do CCDPE, mostrando suas instalações físicas e apresentando seus objetivos, que, além dos estudos, visa a preserva e cuidar de acervo sobre a Doutrina Espírita. “Atualmente, o CCDPE tem mais de 25.000 livros em seu acervo, além de milhares de documentos históricos, tanto espíritas quanto espiritualistas. Mantém também uma hemeroteca, onde estão guardadas, conservadas e preservadas coleções de periódicos espíritas. Além disso, o CCDPE-ECM edita livros que são dissertações de mestrado ou teses de doutorado com o intuito de fomentar a pesquisa científica de temas doutrinários”, sintetizou.

Julia Nezu também destacou o papel do CCDPE como centro de convergência de pesquisas e estudos doutrinários sendo referência para muitos acadêmicos e estudiosos que buscam informações para suas teses, dissertações e artigos.

“O interesse do público por esse tipo de estudos mostra a carência por grupos que se dediquem à análise da obra de Léon Denis, que desempenhou um dos papéis mais significativos entre os seguidores de Allan Kardec”, comemora Katia Penteado, diretora da DCEE e uma das coordenadoras do curso, reforçando que o CCDPE-ECM, “enquanto cento de estudos, pesquisa e documentação da Doutrina Espírita, é o palco indicado para esses cursos, diferentemente de um centro espírita, que tem a finalidade básica de promover os estudos iniciais da obra de Allan Kardec. Também fazemos isso nesta instituição, mas queremos estender a reflexão ao estudo e à análise de obras subsidiárias de reconhecida importância ao entendimento do Espiritismo”.

O sucesso dessa primeira edição no CCDPE-ECM de curso on-line aberto a todos os interessados que tenham afinidade com os preceitos da Doutrina Espírita, embasa o programa da DCEE para 2021, que terá às sextas-feiras dedicadas a estudo nessa modalidade, sobre temas variados, além de anualmente promover o estudo de uma obra de Léon Denis.

Programação

Na primeira reunião, além da apresentação do CCDPE-ECM, Sidnei Ribeiro – diretor-adjunto da DCEE e um dos coordenadores do curso – discorreu sobre a biografia de Léon Denis, mostrando fatos e acontecimento pouco conhecidos, da vida de que é definido por Gaston Luce (um de seus biógrafos) como Apóstolo do Espiritismo.

Na sequência, Katia Penteado apresentou os pontos principais da introdução da obra No Invisível, lançada em 1903, e da Introdução da edição de 1911, ressaltando o fato de esse livro ser considerado um tratado de Espiritismo experimental, pois estuda as leis que regem as comunicações do mundo espiritual (ou invisível, como o título sugere) com o mundo físico, apresentando alguns casos pesquisados à época e as conclusões dos estudiosos.

Nas próximas 11 reuniões, serão analisados os demais 26 capítulos, sempre mostrando a coerência aos livros de Allan Kardec, base fundamental de toda a Doutrina Espírita.

As reuniões irão até 19 de dezembro, sempre às sextas-feiras, das 20h às 22h (horário de Brasília), através da plataforma Google Meet (USE Conecta) de forma a favorecer a interatividade dos participantes e monitores do estudo.

A equipe que coordena as reuniões de estudo é composta também por outros monitores dos estudos desenvolvidos pelo DCEE no CCDPE-ECM: Marcela de J. Moraes, Marcelo Hage, Maria Aparecida de Oliveira e Maria Nilza Bellém.

One thought on “No Invisível: curso on-line tem início com mais de 100 participantes

  1. Boa noite,

    Excelente apresentação de todo corpo Diretor da CCDPE-ECM, apresentando-nos toda estrutura funcional, e a dedicação amorosa de cada um organizador do curso. Gratidão

  2. Estou, como servidora da Seara de Jesus:
    Expositora da Assistências Espírita FEESP
    P3F
    P3AT
    E da Área Federativa
    Eucadora da Casa Espírita – Dr Osvaldo Pinheiro.

  3. Bom dia. Fiquei sabendo dos encontros depois de iniciados, portanto, não pude participar. Gostaria de poder ser incluída no próximo curso. Grata.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *