Parcerias

Em 2023, através da Diretoria de Parcerias, Convênios e Coligadas, o CCDPE-ECM iniciou contatos com vários agentes, visando a construção de uma rede interligada de pesquisadores, entidades possuidoras de acervos documentais de arquivos e coleções de valor histórico, incentivadores e difusores de conhecimento, jornais e revistas divulgadoras de pesquisas, professores, entre outros.

Com essa iniciativa, o CCDPE-ECM pretende ajudar na integração sinérgica de estudiosos e pesquisadores, identificando e tornando conhecidos os acervos documentais – no Brasil e em outros países – aproximando os diversos agentes das mais variadas áreas do conhecimento, que estejam envolvidos com a temática espírita.

O CCDPE-ECM pretende assim servir de instrumento aglutinador de fontes de informação e referências para a pesquisa, publicação de artigos e livros, dissertações, teses, etc., ajudando na preservação cultural do Espiritismo.

Os interessados e pesquisadores da temática espírita encontrarão nesta página um manancial importante de informações confiáveis e seguras para ajudar no desenvolvimento e produção de seus projetos. O portal do CCDPE-ECM disponibilizará, através das parcerias efetuadas, além das fontes históricas e livros que compõem o seu próprio acervo:

– informações sobre pesquisadores e grupos dentro e fora da Academia que já atuam com essa temática;
– entidades/museus/fundações no Brasil e em outros países que mantêm coleções e repositório documental;
– jornais e revistas que publicam artigos de produção científica e disseminam o conhecimento tanto no âmbito acadêmico como fora deste, fazendo uso do devido rigor metodológico;
– lista de professores vinculados a instituições de ensino e pesquisa e potenciais orientadores interdisciplinares das mais variadas linhas de pesquisa e conhecimento.

a

a

ASSOCIAÇÃO MÉDICO ESPÍRITA DE SÃO PAULO (AME-SP)

a

A Associação Médico Espírita de São Paulo (AME-SP) é uma organização dedicada ao estudo, ensino e prestação de cuidados no campo da Saúde. Entendendo saúde como estado de plenitude e harmonia orgânica, psicológica e espiritual .

É uma entidade com fins científicos, educativos e beneficentes e sem fins lucrativos. Segue a Doutrina Espírita, codificada por Allan Kardec , tendo em vista as suas relações, integração e aplicação nos campos da Filosofia, da Religião e das Ciências, em particular da Medicina, procurando fundamentá-las através de estudos, realização de estudos científicos e ensino do novo paradigma médico-espírita.

A AME-SP é constituída por médicos e demais profissionais de saúde e está aberta a todos os que possuem interesse ou estejam dispostos a contribuir com este ideal.

Faz parte, igualmente, de seus objetivos, difundir o ideal médico-espírita, através de simpósios, congressos, vídeos, cursos, boletins e outros meios de comunicação, e vivê-lo no ambiente hospitalar, ambulatorial e universitário.

Ao divulgar este novo paradigma, a AME-SP espera contribuir para o progresso da Ciência e da Medicina como um todo, evidenciando o caráter bio-psico-sócio-espiritual de cada individualidade.

Link para o site da AME-SP: https://www.amesaopaulo.org.br.

a

CMEVIC – Centro de Memória Vianna de Carvalho

O Centro de Memória Vianna de Carvalho (CMEVIC) foi fundado em 12 de abril de 2023. Encontra-se ainda na fase de sua constituição legal. A instituição já dispõe de um acervo razoável de livros espíritas antigos, fotografias, objetos pessoais de algumas lideranças importantes do movimento espírita brasileiro, vídeos e audioteca com palestras e entrevistas de personalidades do Espiritismo.

Recentemente adquiriu uma sede própria onde acomodará todo o acervo. O local de funcionamento é na Rua Senador Alencar, 1079, no Centro de Fortaleza.

A agremiação tem por objetivo o resgate da memória histórica do Espiritismo, especialmente no Ceará e no Brasil.

https://www.instagram.com/cmevic.oficial?igsh=emRwdWkycW16NDFh

FUNDAÇÃO MARIA VIRGÍNIA E J. HERCULANO PIRES

A Fundação Maria Virgínia e J. Herculano Pires é uma instituição, sem fins lucrativos, ligada à memória de José Herculano Pires e sua esposa Maria Virgínia, grandes defensores e divulgadores da doutrina espírita.
Tem como objetivo conservar, recolher material e divulgar o acervo de Herculano Pires: sua obra poética, literária, filosófica e doutrinária. Visa através da conservação e disponibilização de livros, artigos, crônicas, gravações, palestras, iconografia, etc. dar continuidade à divulgação da doutrina espírita, da qual foi um diligente divulgador, através da tradução e comentário das obras de Allan Kardec.
A Fundação também apoia iniciativas de divulgação das obras de Herculano Pires e Allan Kardec em feiras, congressos, palestras, cursos e debates, além de disponibilizar bolsas de estudos para pesquisas, dissertações e teses sobre Herculano Pires e Allan Kardec.
Criada em 23 de agosto de 2001, a Fundação, desde 15 de novembro de 2021, está instalada em sede própria, à rua Dr. Pinto Ferraz, 70, Vila Mariana, na cidade de São Paulo (SP).
O acervo de J. Herculano Pires está aberto para visitas e consultas, que podem ser agendadas pelos fones + 55 (11) 5579-2993 e (11) 9.9023-1872 – WhatsApp ou pelo email [email protected].
link para o site: https://www.fundacaoherculanopires.org.br

a

Grupo de estudos Hermínio C. De Miranda

Somos um Canal cristão que promove a Doutrina Espírita através da divulgação científica e da realização dos seguintes projetos.

Memórias do Espiritismo – Neste projeto, o grupo visita os lugares históricos, entrevista especialistas e testemunhas e encena os momentos importantes da nossa história. Como resultado, vamos conhecendo as memórias do Espiritismo ao mesmo tempo em que podemos encontrar Allan Kardec caminhando pelas ruas, visitando um Teatro ou uma igreja histórica.

Projeto Entrevistas – Cientistas, artistas e estudiosos falam sobre as suas pesquisas e projetos.
PodEspíritos – O nosso podcast presencial no qual entrevistamos cientistas, artistas e estudiosos.

Arte e Espiritualidade – Projeto exclusivo do Instagram que entrevista pessoas do mundo das artes.

1 Minuto Para Saber – Diversos assuntos cruciais e biografias são tratados neste projeto em apenas um minuto. Este foi o primeiro projeto do nosso Canal.

Espiritismo no Mundo – Conheça o trabalho de vários Centros Espíritas em diversos países.

Conhecendo Hermínio C. de Miranda – Entrevistas raras e novidades sobre este grande escritor e pesquisador.

Mapa Histórico do Espiritismo em Fortaleza – 23 lugares para visitar e conhecer a história do Espiritismo em Fortaleza.

Programa Visitando – Neste projeto, o grupo visita lugares e eventos que se relacionam, de algum modo, como a Doutrina Espírita.

Programa: A Ciência da Vida Após a Morte – Neste programa, entrevistamos, exclusivamente, cientistas que investigam algum tema que se relacione com a vida após a morte.

O nosso Blog oficial é:
https://grupodeestudoshmc.blogspot.com/2023/02/grupo-de-estudos-herminio-c-de-miranda.html

As nossas redes oficiais são:

You Tube
https://youtube.com/@grupodeestudosherminioc.de3683?si=NRqthCRvqWC7yZ6k

Instagram
https://www.instagram.com/grupodeestudosherminio/

Spotify
https://open.spotify.com/show/2bYgTVkvIdS7hnt8tsJg2h

Facebook
https://www.facebook.com/GEHerminioCMiranda/

Rumble
https://rumble.com/user/Gdehdemiranda

a

a

GRUPO DE PESQUISA POLÍTICAS, IDEOLOGIAS E RELIGIÕES

Sede: Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Salgado de Oliveira –
Niterói/RJ.
Coordenadores: Adriana Gomes (PPGH-UNIVERSO) e Angélica Aparecida de Almeida (IF-Sudeste de Minas).
Classificação: O Grupo de Pesquisa Políticas, Ideologias e Religiões do CNPq é parte integrante do LEPIDE (Laboratório de Estudos de Política e Ideologia). Os pesquisadores e colaboradores do grupo dedicam-se à realização de trabalhos que contemplam estudos relacionados às Culturas Políticas, as Ideologias e as Religiões no oitocentos e nos anos iniciais do novecentos.
Em seus trabalhos destacam-se discussões jurídicas, confrontos de ideias em periódicos, disputas simbólicas na dimensão do religioso, embates de ideologias oitocentistas, entre outras questões relevantes.
Escopo da pesquisa: As linhas de pesquisa são: História das Religiões e Religiosidades e Políticas e Ideologias.
link para o site: https://lepideuniverso.wixsite.com/lepide/nossos-pesquisadores

a

A

IDEAK – INSTITUTO DE DIVULGAÇÃO ESPÍRITA ALLAN KARDEC

O IDEAK é uma Instituição Espírita, legalmente constituída como uma associação civil sem finalidade lucrativa e econômica, pessoa jurídica de direito privado, sem cunho político-partidário.

O IDEAK tem por finalidades:

1. A divulgação nacional e internacional da Doutrina Espírita, segundo o pensamento e as obras de Allan Kardec, por todos os meios ao seu alcance.
2. A promoção e o ensino do Espiritismo.
3. A divulgação e o ensino das ciências e das filosofias que possam contribuir para a compreensão da Doutrina Espírita.
4. A promoção da Educação em todos os graus e níveis, por meios próprios ou em parcerias,
voltada ao desenvolvimento educacional e cultural.
5. O desenvolvimento, direta ou indiretamente, da pesquisa científica, filosófica e espírita, tanto nacionais quanto internacionais.
6. A contribuição, por meios próprios ou em parcerias, com projetos para a empregabilidade e o desenvolvimento educacional e social.

Para cumprir seus objetivos, o IDEAK é responsável pelos seguintes projetos de Espiritismo: KARDECPEDIA, KARDEC Play, KARDEC Books e KARDEC News – todos voltados à divulgação e ao ensino do Espiritismo, segundo as obras e o pensamento de Allan Kardec.

1) A KARDECPÉDIA é uma plataforma interativa que facilita o estudo das obras de Allan Kardec, o fundador da doutrina espírita, ou “Espiritismo”, palavra por ele criada para designar a doutrina exposta na sua primeira grande obra: O Livro dos Espíritos. O Espiritismo foi definido por Kardec como “uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal”.

2) O KARDEC Play é um canal online com dezenas de filmes com explicações de Cosme Massi sobre a vida, o pensamento e todas as obras de Allan Kardec. Nasceu como um estímulo ao estudo profundo, detalhado e sistemático das 32 publicações (livros, textos, separatas, opúsculos e brochuras) que Kardec produziu durante o período de 1857 a 1869.

3) A KARDEC Books / Nobiltà é uma editora que serve ao IDEAK em suas demandas de livros físicos, digitais e DVDs. Tem como seu maior projeto e missão, a divulgação e a educação espírita por meio da explicação do pensamento e das obras de Allan Kardec. Estamos preparados para ajudar no entendimento de todos os livros publicados e abertamente lidos e comentados por Allan Kardec. Produzimos conteúdos sobre o Espiritismo, a Moral, a Filosofia Geral e a Filosofia Espírita.

4) KARDEC Blog ou KARDEC News que são, essencialmente, ferramentas de divulgação online dos textos de Kardec. A princípio era um jornal mensal com textos da Revista espírita, pouco ou nunca estudados, e relatos dos acontecimentos dos projetos e eventos do IDEAK. Hoje progride para um blog aberto, com todos os exemplares dos “KARDEC News” à disposição de todos, bem como de outros textos e materiais de Allan Kardec para maior divulgação orgânica de suas obras e pensamento. Paralelamente, publicamos também vídeos que julgamos úteis para o estudo da doutrina.

link para o site: https://www.ideak.com.br

a

a

A KARDECPEDIA pertence ao IDEAK – Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec. O IDEAK é uma associação espírita sem fins lucrativos criada com o objetivo de divulgar o Espiritismo para o mundo , segundo o pensamento e as obras de Allan Kardec.

A KARDECPEDIA é uma plataforma interativa que facilita o estudo das obras de Allan Kardec, o fundador da Doutrina Espírita, ou Espiritismo. Palavra por ele criada para designar a doutrina exposta na sua primeira grande obra: O Livro dos Espíritos. O Espiritismo foi definido por Kardec como “uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal”.

Na KARDECPEDIA, todas as obras de Kardec são apresentadas nos idiomas português e francês. Em inglês e espanhol, serão apresentadas apenas aquelas obras que já existem traduzidas e em domínio público.

O usuário poderá interagir com a KARDECPEDIA propondo novos relacionamentos entre os itens que compõem cada obra, bem como enviando cópias digitais de livros de Kardec e de outros livros por ele citados.

Mais informações: www.kardecpedia.com ou baixe gratuitamente o aplicativo (App) em seu celular, disponível nas lojas Google e App Store.

a

JORNAL DE ESTUDOS ESPÍRITAS

O Jornal de Estudos Espíritas (JEE) é o primeiro periódico espírita em moldes acadêmicos comprometido e dedicado à publicação de artigos de pesquisa espírita que valorizam a teoria espírita contida nas obras de Kardec.
O JEE publica artigos no modo acesso aberto (open access) onde os direitos autorais permanecem com os autores, aplica o método de análise por pares e em sendo o artigo publicado, um número de DOI (Digital Object Identifier, https://www.doi.org/) exclusivo é atribuído ao artigo e registrado no sistema do Cross Ref (https://www.crossref.org/).

O JEE não cobra page charges, isto é, publicar no JEE também é gratuito.
O JEE é um periódico espírita, gerido por espíritas e voltado ao público espírita.
O JEE tem como missão estimular a pesquisa espírita séria que, com base nos fundamentos da Doutrina Espírita, desenvolva o caráter progressivo do Espiritismo valorizando-o como teoria capaz de descrever e explicar os fenômenos psíquicos (espirituais e anímicos) da natureza.

Conheça o projeto do JEE e acesse os artigos publicados. Em setembro de 2022, o JEE completou 10 anos.

Link de acesso: https://sites.google.com/site/jeespiritas

aa

MEMORIAL FRANCISCO SPINELLI

Em 1921, um grupo de espíritas idealistas, tendo à frente Angel Aguarod Torrero, Frederico Augusto Gomes da Silva, Ildefonso da Silva Dias, Vital Lanza, Mário Mattos Santos, Félix de Abreu e Silva e Ernesto Müzzel, alguns outros companheiros e mais vinte instituições, além de dois órgãos de imprensa espírita, reunidos na sede da Sociedade Espírita Allan Kardec de Porto Alegre tomam a histórica deliberação de fundar uma entidade federativa em consonância com a Federação Espírita Brasileira.

A Federação Espírita do Rio Grande do Sul – Fergs, foi fundada em 17/02/1921, sendo uma sociedade civil, espírita, de caráter científico, filosófico, religioso, educacional, cultural e de ação social, sem fins lucrativos, resultante da união de sociedades civis, espíritas, do Estado, em cujo território situa seu âmbito de ação, tendo por finalidade a unificação, orientando, coordenando e dinamizando o Movimento Espírita do Estado. Foi seu primeiro presidente o confrade Ernani Carlos Falcão Müzzel (1921-1922).

ÁREA DE GESTÃO E PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA – MEMORIAL FRANCISCO SPINELLI

O Memorial Francisco Spinelli é um espaço construído pela Área de Gestão e Preservação da Memória (AGPM) da Vice-presidência de Unificação da Federação Espírita do Rio Grande do Sul (FERGS) no ano de 2021 em torno das comemorações dos 100 anos dessa federativa.

Objetiva preservar, conservar e fomentar a memória histórica e cultural dessa entidade que a mais de 100 anos promove a união dos espíritas gaúchos.

Foi elaborado e desenvolvido pela equipe da AGPM, a partir da consulta e organização dos arquivos digitalizados da Revista A Reencarnação, órgão oficial de divulgação da Fergs, do jornal Diálogo Espírita, de outros periódicos, fotos e demais documentos do Acervo da Fergs, como o fac-símile da ata de fundação da instituição, o 1º relatório semestral de atividades da federativa, dentre outros materiais.

O memorial Francisco Spinelli, juntamente com o Sumário Geral da revista A Reencarnação buscam contribuir com os pesquisadores e espíritas em geral interessados nas histórias e memórias do Espiritismo em terras gaúchas, disponibilizando o acesso à fontes e documentos primários para pesquisas acadêmicas sobre História das Religiões, História do Espiritismo, História da Religião no RS, História dos periódicos espíritas e religiosos do RS, dentre outros. Sintam-se à vontade para conhecer e desfrutar da visita virtual ao memorial Francisco Spinelli.

Memorial: https://www.fergs.org.br/memorial-fergs

Revista A Reencarnação: https://www.fergs.org.br/sumariorevistaareencarnacao

b

MEMORIAL BEZERRA DE MENEZES – MEBEM

O Memorial Bezerra de Menezes – MEBEM – foi fundado em 02 de setembro de 2021. Os objetivos do MEBEM são:
•⁠ ⁠promover e estimular a cultura e a pesquisa espírita em todos seus aspectos: histórico, filosófico, científico e religioso.
•⁠ ⁠promover e incentivar conferências, simpósios, seminários, congressos, exposições feiras, palestras, cursos e debates.
O Acervo do Memorial é composto de livros, folhetos, periódicos, multimeios, obras raras, mapas, objetos diversos, fotos, material arquivístico e documentos. Atualmente, o acervo está dividido em sete salas.
O MEBEM tem exposições permanentes e temporárias e está sediado no Castelinho Rosa que fica na Praça Luíza Távora, na Av. Santos Dumont, 1589 – Aldeota, Fortaleza – CE, 60160-150.
Acompanhe as atividades do MEBEM ou agende uma visita de grupo no Instagram: Memorial Bezerra de Menezes @mebememorial
Presidente do MEBEM – Prof. Dr. Eduardo André Rodrigues de Lima.

https://www.instagram.com/mebememorial

a

b

MOVIMENTO ESPÍRITA DE FALA FRANCESA

Há mais de 140 anos, várias tentativas têm sido feitas para o trabalho de unificação e divulgação na FRANCOFONIA. Em 2008, por iniciativa da França e da Bélgica, foi criado o “Movimento Espírita de Fala Francesa” (LMSF).

Sem fins lucrativos, seu principal objetivo é UNIR todas as forças vivas para trabalhar JUNTOS na divulgação do Espiritismo no países de fala francesa. É composto por entidades nacionais, grupos, membros livres e indivíduos isolados. Todos aderem livremente a ela em sua alma e consciência, de acordo com os princípios, objetivos e valores da carta ética do LMSF.

O LMSF segue os princípios da filosofia espírita codificados por Allan Kardec. Concretamente, todos participam livremente da produção de documentos, cursos, tarefas diversas, etc., a fim de beneficiar todos os seus componentes.

Este trabalho realiza-se na benevolência de uns para com os outros, no respeito por todos, sem qualquer indício de hegemonia ou de representação, colocando os valores da caridade e da fraternidade acima de todos os outros.

As principais atividades do LMSF são:

O LMSF apoia todos aqueles que desejam e aderem aos seus princípios!

Para maiores informações, visite: www.lmsf.org ou escreva-nos no [email protected]

a

MUSEU ALLAN KARDEC ONLINE

O museu virtual AKOL – AllanKardec.online foi criado em março de 2021, a partir da aquisição de documentos e manuscritos da centenária Livraria Leymarie, localizada em Paris.
O seu acervo – significativo tanto do ponto de vista acadêmico como para o movimento espírita – é composto de uma biblioteca com as primeiras edições das obras fundamentais do Espiritismo e livros importantes com a temática espírita do século 19.
O museu possui dezenas de cartas, tanto do período de Denizard Hippolyte Léon Rivail, como da época de Allan Kardec; centenas de documentos e manuscritos relativos às atividades desenvolvidas pela Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas e de vários grupos espíritas franceses; fotos; documentos de várias instituições espíritas, etc., todos do período relativo à publicação das obras fundamentais do Espiritismo.
O AKOL efetuou um convênio com o Projeto Allan Kardec da Universidade Federal de Juiz de Fora – MG para transcrição, tradução e disponibilização de todo o seu acervo.
No portal do museu AKOL são encontrados livros, jornais e revistas, documentos, manuscritos e pesquisas com a temática espírita, além de um espaço destinado aos trabalhos de pesquisas efetuados pelo CSI do Espiritismo, de Carlos Seth Bastos.

Link de acesso: www.allankardec.online.

a

a

a

NÚCLEO DE ESTUDOS DE HISTÓRIA DO ESPIRITISMO (NUESHE)

Sede: Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Salgado de Oliveira – Niterói/RJ.
Coordenadores: Adriana Gomes (PPGH/UNIVERSO) e Rodrigo Farias (UFRJ).
Classificação: Núcleo de Estudos credenciado ao CNPq reúne pesquisadores com formação em História, que tem o Espiritismo como objeto de estudo em seus trabalhos acadêmicos. O Núcleo promove divulgação de pesquisas científicas em cursos, livros, organização de dossiês em revistas acadêmicas e encontros mensais para a divulgação de trabalhos de pesquisadores. O Núcleo faz parte do LEPIDE (Laboratório de Estudos de Política e Ideologia) da UNIVERSO.

Escopo da pesquisa: As linhas de pesquisa do grupo são: História do Espiritismo e História das Religiões Mediúnicas.

link para o site: https://lepideuniverso.wixsite.com/lepide/n%C3%BAcleo-de-estudos