Parcerias

Em 2023, através da Diretoria de Parcerias, Convênios e Coligadas, o CCDPE-ECM iniciou contatos com vários agentes, visando a construção de uma rede interligada de pesquisadores, entidades possuidoras de acervos documentais de arquivos e coleções de valor histórico, incentivadores e difusores de conhecimento, jornais e revistas divulgadoras de pesquisas, professores, entre outros.

Com essa iniciativa, o CCDPE-ECM pretende ajudar na integração sinérgica de estudiosos e pesquisadores, identificando e tornando conhecidos os acervos documentais – no Brasil e em outros países – aproximando os diversos agentes das mais variadas áreas do conhecimento, que estejam envolvidos com a temática espírita.

O CCDPE-ECM pretende assim servir de instrumento aglutinador de fontes de informação e referências para a pesquisa, publicação de artigos e livros, dissertações, teses, etc., ajudando na preservação cultural do Espiritismo.

Os interessados e pesquisadores da temática espírita encontrarão nesta página um manancial importante de informações confiáveis e seguras para ajudar no desenvolvimento e produção de seus projetos. O portal do CCDPE-ECM disponibilizará, através das parcerias efetuadas, além das fontes históricas e livros que compõem o seu próprio acervo:

– informações sobre pesquisadores e grupos dentro e fora da Academia que já atuam com essa temática;
– entidades/museus/fundações no Brasil e em outros países que mantêm coleções e repositório documental;
– jornais e revistas que publicam artigos de produção científica e disseminam o conhecimento tanto no âmbito acadêmico como fora deste, fazendo uso do devido rigor metodológico;
– lista de professores vinculados a instituições de ensino e pesquisa e potenciais orientadores interdisciplinares das mais variadas linhas de pesquisa e conhecimento.

a

FUNDAÇÃO MARIA VIRGÍNIA E J. HERCULANO PIRES

A Fundação Maria Virgínia e J. Herculano Pires é uma instituição, sem fins lucrativos, ligada à memória de José Herculano Pires e sua esposa Maria Virgínia, grandes defensores e divulgadores da doutrina espírita.
Tem como objetivo conservar, recolher material e divulgar o acervo de Herculano Pires: sua obra poética, literária, filosófica e doutrinária. Visa através da conservação e disponibilização de livros, artigos, crônicas, gravações, palestras, iconografia, etc. dar continuidade à divulgação da doutrina espírita, da qual foi um diligente divulgador, através da tradução e comentário das obras de Allan Kardec.
A Fundação também apoia iniciativas de divulgação das obras de Herculano Pires e Allan Kardec em feiras, congressos, palestras, cursos e debates, além de disponibilizar bolsas de estudos para pesquisas, dissertações e teses sobre Herculano Pires e Allan Kardec.
Criada em 23 de agosto de 2001, a Fundação, desde 15 de novembro de 2021, está instalada em sede própria, à rua Dr. Pinto Ferraz, 70, Vila Mariana, na cidade de São Paulo (SP).
O acervo de J. Herculano Pires está aberto para visitas e consultas, que podem ser agendadas pelos fones + 55 (11) 5579-2993 e (11) 9.9023-1872 – WhatsApp ou pelo email [email protected].
link para o site: https://www.fundacaoherculanopires.org.br

a

a

a

GRUPO DE PESQUISA POLÍTICAS, IDEOLOGIAS E RELIGIÕES

Sede: Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Salgado de Oliveira –
Niterói/RJ.
Coordenadores: Adriana Gomes (PPGH-UNIVERSO) e Angélica Aparecida de Almeida (IF-Sudeste de Minas).
Classificação: O Grupo de Pesquisa Políticas, Ideologias e Religiões do CNPq é parte integrante do LEPIDE (Laboratório de Estudos de Política e Ideologia). Os pesquisa-dores e colaboradores do grupo dedicam-se à realização de trabalhos que contemplam estudos relacionados às Culturas Políticas, as Ideologias e as Religiões no oitocentos e nos anos iniciais do novecentos.
Em seus trabalhos destacam-se discussões jurídicas, confrontos de ideias em periódicos, disputas simbólicas na dimensão do religioso, embates de ideologias oitocentistas, entre outras questões relevantes.
Escopo da pesquisa: As linhas de pesquisa são: História das Religiões e Religiosidades e Políticas e Ideologias.
link para o site: https://lepideuniverso.wixsite.com/lepide/nossos-pesquisadores

a

A

IDEAK – INSTITUTO DE DIVULGAÇÃO ESPÍRITA ALLAN KARDEC

O IDEAK é uma Instituição Espírita, legalmente constituída como uma associação civil sem finalidade lucrativa e econômica, pessoa jurídica de direito privado, sem cunho político-partidário.

O IDEAK tem por finalidades:

1. A divulgação nacional e internacional da Doutrina Espírita, segundo o pensamento e as obras de Allan Kardec, por todos os meios ao seu alcance.
2. A promoção e o ensino do Espiritismo.
3. A divulgação e o ensino das ciências e das filosofias que possam contribuir para a compreensão da Doutrina Espírita.
4. A promoção da Educação em todos os graus e níveis, por meios próprios ou em parcerias,
voltada ao desenvolvimento educacional e cultural.
5. O desenvolvimento, direta ou indiretamente, da pesquisa científica, filosófica e espírita, tanto nacionais quanto internacionais.
6. A contribuição, por meios próprios ou em parcerias, com projetos para a empregabilidade e o desenvolvimento educacional e social.

Para cumprir seus objetivos, o IDEAK é responsável pelos seguintes projetos de Espiritismo: KARDECPEDIA, KARDEC Play, KARDEC Books e KARDEC News – todos voltados à divulgação e ao ensino do Espiritismo, segundo as obras e o pensamento de Allan Kardec.

1) A KARDECPÉDIA é uma plataforma interativa que facilita o estudo das obras de Allan Kardec, o fundador da doutrina espírita, ou “Espiritismo”, palavra por ele criada para designar a doutrina exposta na sua primeira grande obra: O Livro dos Espíritos. O Espiritismo foi definido por Kardec como “uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal”.

2) O KARDEC Play é um canal online com dezenas de filmes com explicações de Cosme Massi sobre a vida, o pensamento e todas as obras de Allan Kardec. Nasceu como um estímulo ao estudo profundo, detalhado e sistemático das 32 publicações (livros, textos, separatas, opúsculos e brochuras) que Kardec produziu durante o período de 1857 a 1869.

3) A KARDEC Books / Nobiltà é uma editora que serve ao IDEAK em suas demandas de livros físicos, digitais e DVDs. Tem como seu maior projeto e missão, a divulgação e a educação espírita por meio da explicação do pensamento e das obras de Allan Kardec. Estamos preparados para ajudar no entendimento de todos os livros publicados e abertamente lidos e comentados por Allan Kardec. Produzimos conteúdos sobre o Espiritismo, a Moral, a Filosofia Geral e a Filosofia Espírita.

4) KARDEC Blog ou KARDEC News que são, essencialmente, ferramentas de divulgação online dos textos de Kardec. A princípio era um jornal mensal com textos da Revista espírita, pouco ou nunca estudados, e relatos dos acontecimentos dos projetos e eventos do IDEAK. Hoje progride para um blog aberto, com todos os exemplares dos “KARDEC News” à disposição de todos, bem como de outros textos e materiais de Allan Kardec para maior divulgação orgânica de suas obras e pensamento. Paralelamente, publicamos também vídeos que julgamos úteis para o estudo da doutrina.

link para o site: https://www.ideak.com.br

a

a

A KARDECPEDIA pertence ao IDEAK – Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec. O IDEAK é uma associação espírita sem fins lucrativos criada com o objetivo de divulgar o Espiritismo para o mundo , segundo o pensamento e as obras de Allan Kardec.

A KARDECPEDIA é uma plataforma interativa que facilita o estudo das obras de Allan Kardec, o fundador da Doutrina Espírita, ou Espiritismo. Palavra por ele criada para designar a doutrina exposta na sua primeira grande obra: O Livro dos Espíritos. O Espiritismo foi definido por Kardec como “uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal”.

Na KARDECPEDIA, todas as obras de Kardec são apresentadas nos idiomas português e francês. Em inglês e espanhol, serão apresentadas apenas aquelas obras que já existem traduzidas e em domínio público.

O usuário poderá interagir com a KARDECPEDIA propondo novos relacionamentos entre os itens que compõem cada obra, bem como enviando cópias digitais de livros de Kardec e de outros livros por ele citados.

Mais informações: www.kardecpedia.com ou baixe gratuitamente o aplicativo (App) em seu celular, disponível nas lojas Google e App Store.

a

a

JORNAL DE ESTUDOS ESPÍRITAS

O Jornal de Estudos Espíritas (JEE) é o primeiro periódico espírita em moldes acadêmicos comprometido e dedicado à publicação de artigos de pesquisa espírita que valorizam a teoria espírita contida nas obras de Kardec.
O JEE publica artigos no modo acesso aberto (open access) onde os direitos autorais permanecem com os autores, aplica o método de análise por pares e em sendo o artigo publicado, um número de DOI (Digital Object Identifier, https://www.doi.org/) exclusivo é atribuído ao artigo e registrado no sistema do Cross Ref (https://www.crossref.org/).

O JEE não cobra page charges, isto é, publicar no JEE também é gratuito.
O JEE é um periódico espírita, gerido por espíritas e voltado ao público espírita.
O JEE tem como missão estimular a pesquisa espírita séria que, com base nos fundamentos da Doutrina Espírita, desenvolva o caráter progressivo do Espiritismo valorizando-o como teoria capaz de descrever e explicar os fenômenos psíquicos (espirituais e anímicos) da natureza.

Conheça o projeto do JEE e acesse os artigos publicados. Em setembro de 2022, o JEE completou 10 anos.

Link de acesso: https://sites.google.com/site/jeespiritas

a

a

a

MUSEU ALLAN KARDEC ONLINE

O museu virtual AKOL – AllanKardec.online foi criado em março de 2021, a partir da aquisição de documentos e manuscritos da centenária Livraria Leymarie, localizada em Paris.
O seu acervo – significativo tanto do ponto de vista acadêmico como para o movimento espírita – é composto de uma biblioteca com as primeiras edições das obras fundamentais do Espiritismo e livros importantes com a temática espírita do século 19.
O museu possui dezenas de cartas, tanto do período de Denizard Hippolyte Léon Rivail, como da época de Allan Kardec; centenas de documentos e manuscritos relativos às atividades desenvolvidas pela Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas e de vários grupos espíritas franceses; fotos; documentos de várias instituições espíritas, etc., todos do período relativo à publicação das obras fundamentais do Espiritismo.
O AKOL efetuou um convênio com o Projeto Allan Kardec da Universidade Federal de Juiz de Fora – MG para transcrição, tradução e disponibilização de todo o seu acervo.
No portal do museu AKOL são encontrados livros, jornais e revistas, documentos, manuscritos e pesquisas com a temática espírita, além de um espaço destinado aos trabalhos de pesquisas efetuados pelo CSI do Espiritismo, de Carlos Seth Bastos.

Link de acesso: www.allankardec.online.

a

a

a

NÚCLEO DE ESTUDOS DE HISTÓRIA DO ESPIRITISMO (NUESHE)

Sede: Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Salgado de Oliveira – Niterói/RJ.
Coordenadores: Adriana Gomes (PPGH/UNIVERSO) e Rodrigo Farias (UFRJ).
Classificação: Núcleo de Estudos credenciado ao CNPq reúne pesquisadores com formação em História, que tem o Espiritismo como objeto de estudo em seus trabalhos acadêmicos. O Núcleo promove divulgação de pesquisas científicas em cursos, livros, organização de dossiês em revistas acadêmicas e encontros mensais para a divulgação de trabalhos de pesquisadores. O Núcleo faz parte do LEPIDE (Laboratório de Estudos de Política e Ideologia) da UNIVERSO.

Escopo da pesquisa: As linhas de pesquisa do grupo são: História do Espiritismo e História das Religiões Mediúnicas.

link para o site: https://lepideuniverso.wixsite.com/lepide/n%C3%BAcleo-de-estudos