16º ENCONTRO NACIONAL DA
LIGA DE PESQUISADORES DO ESPIRITISMO
Tema central: Os 160 anos de O livro dos médiuns

A Liga de Pesquisadores do Espiritismo – LIHPE o Encontro Nacional a distância, on-line, sob a coordenação de membros de São Paulo, após três anos distantes dessa capital.

Houve a participação de Mark Boccuzzi, pesquisador norte-americano, que vem publicando trabalhos de resultados de estudos com médiuns, utilizando-se de observação e de métodos experimentais.

a

28 de agosto de 2021 – Sábado

a

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

A obra em análise continuou a desenvolver os aspectos filosóficos presentes na 2a edição de O livro dos espíritos e apresentou os fundamentos para a prática mediúnica. Criteriosamente, os autores identificaram que o texto definitivo é a 2a edição de O livro dos médiuns e contém 71% de conteúdo da edição original.

a

Alexandre Fontes da Fonseca enfatiza a relevância de se analisar as analogias realizadas pelo Espírito André Luiz no livro citado confrontando-as com as premissas científicas sobre a mediunidade. Destaca a necessidade de se ter como pilar comparativo as obras fundamentais do Espiritismo.

a

Analisa as diferentes abordagens sobre o conceito de loucura, desde a perspectiva materialista até a inovadora proposta de Bezerra de Menezes, o qual introduz referências seguras para o surgimento de hospitais espíritas no tratamento psiquiátrico. Trata de uma análise da obra A loucura sob novo prisma, de Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti, através da Filosofia da Ciência de Gaston Bachelard.

a

Os autores verificaram que houve diferentes versões impressas para o Catálogo Racional e sem menção de que seriam edições sequenciais, além de seis versões diferentes impressas após a desencarnação de Kardec, sendo a última dessas de 1873, concluindo que o Catálogo Racional sofria atualizações constantes, vinculadas aos livros comercializados pela Livraria Espírita.

a

O autor analisa o uso da base kardequiana nas pesquisas apresentadas nos ENLIHPEs e publicadas nas suas nove coletâneas. De modo geral, observa‐ se um crescimento da utilização das obras de Kardec com base dos trabalhos publicados o que está coerente com o propósito da LIHPE de estimular pesquisas em Espiritismo.

a

Neste trabalho, o autor analisa como nessas abordagens as experiências são interpretadas social e culturalmente, isto é, segundo uma rede de significações intersubjetivas.

a

Os autores descrevem, com base nas fontes primárias encontradas, alguns dos eventos ocorridos na sucessão de Allan Kardec e continuidade do desenvolvimento da Doutrina Espirita que ilustram o papel de Amélie Boudet. São abordados os seguintes eventos: (i) a herança de Allan Kardec recebida por Amélie, (ii) as decisões e ações tomadas nos primeiros meses pós‐Kardec (abril a junho de 1869), (iii) a criação da Sociedade Anônima e (iv) a atuação de Amélie nos primeiros anos da Sociedade Anônima (1869‐1873).

a

SESSÃO INTERNACIONAL

a

29 de agosto de 2021 – Domingo

PESQUISAS EM DESENVOLVIMENTO

a

a

a

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO

O trabalho explora a questão do reconforto promovido pelas mensagens mediúnicas dirigidas a familiares e as características desse conteúdo relacionadas à identificação do comunicante.

a

LANÇAMENTO DE LIVROS

a

a