5º ENLIHPE Encontro Nacional da Liga de Historiadores e Pesquisadores Espíritas
26 e 27 de setembro de 2009
Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo – Eduardo Carvalho Monteiro
São Paulo-SP
Tema central: A temática espírita na pesquisa contemporânea

O 5º ENLIHPE Encontro Nacional da Liga de Historiadores e Pesquisadores Espíritas foi realizado nos dias 26 e 27 de setembro de 2009, no CCDPE – Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo – Eduardo Carvalho Monteiro, alameda dos Guaiases, 16, Indianópolis, na capital paulista, com apoio de Editora EME, jornal Correio Fraterno, RW Turismo, Video Spirite, Alpha Galvano Química e Atomização de Metais Omega.

Utilizando as palavras de Jáder Sampaio, articulador do 5º Encontro da Liga, o evento deste ano foi cheio de surpresas agradáveis. Os trabalhos estiveram com excelente nível. Participantes vindos do Rio Grande do Sul até a Bahia demonstraram a dimensão que se encontra o trabalho participativo da Liga.

ABERTURA

APRESENTAÇÃO DO CCDPE-ECM
Julia Nezu apresenta o Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo Eduardo Carvalho Monteiro, localizado na cidade de São Paulo, Capital.

TRABALHOS APRESENTADOS

SATISFAÇÃO, DESLIGAMENTO E SOFRIMENTO DE VOLUNTÁRIOS ESPÍRITAS – JADER SAMPAIO
Jáder Sampaio é Psicólogo, Doutor em Administração pela USP, professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais e Coordenador da Câmara de Assessoramento do Programa de Capacitação de Recursos Humanos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG. Tem mais de 50 publicações dentre elas a organização dos livros: Psicologia do Trabalho e Gestão de Recursos Humanos e Qualidade de Vida no Trabalho e Psicologia Social, Coletânea de Estudos. É editor do blog Espiritismo Comentado, com mais de 50 mil acessos em todo o mundo e escritor em órgãos de divulgação espíritas.

PROJETO DE 1868: A PROPOSTA DE KARDEC PARA A SOCIEDADE PARISIENSE DE ESTUDOS ESPÍRITAS ANALISADA SOB A PERSPECTIVA DAS PRÁTICAS ATUAIS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA – MARCO MILANI
Marco Milani é economista, professor universitário, mestre e doutor em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP. Coordenador do Núcleo de Estudos do Terceiro Setor da Universidade Mackenzie. Membro da diretoria – USE Distrital Lapa, SP.

UMA ESTRATÉGIA PARA A CONSTRUÇÃO AUTORAL NA PSICOGRAFIA: AS CITAÇÕES – ALEXANDRE CAROLI ROCHA
Alexandre Caroli Rocha é graduado em Letras pela Unicamp, autor da dissertação de mestrado A poesia transcendente de Parnaso de além-túmulo (2001) e da tese de doutorado O caso Humberto de Campos: autoria literária e mediunidade (2008).

BERGSON E O ESPIRITISMO: A EVOLUÇÃO DO PRINCÍPIO ESPIRITUAL – ASTRID SAYEGH
Astrid Sayegh é pós-graduada em Filosofia. Ex-coordenadora do curso de Filosofia da FEESP. Fundadora do Instituto Espírita de Estudos Filosóficos (IEEF). Autora dos livros: Bergson, o Método Intuitivo — uma abordagem positiva do Espírito e Ser para conhecer, conhecer para ser.

ALLAN KARDEC E O DESENVOLVIMENTO DE UM PROGRAMA DE PESQUISA EM EXPERIÊNCIAS PSÍQUICAS – ALEXANDER MOREIRA-ALMEIDA / KLAUS ALBERTO
Alexander Moreira-Almeida é Professor Adjunto de Psiquiatria e Semiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF. Diretor do NUPES – Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde da UFJF.

AS ORIGENS CIENTÍFICAS DO PRINCÍPIO VITAL – PAULO HENRIQUE DE FIGUEIREDO
Paulo Henrique Figueiredo é diretor do grupo editorial Universo das Letras (Revista Universo Espírita). Apresentador do programa de rádio Universo Espírita – pensar e viver com liberdade. Autor do livro: Mesmer, a ciência negada e os textos escondidos (Lachâtre).

ANÁLIA FRANCO E SUA AÇÃO SÓCIO-EDUCACIONAL – SAMANTHA LODI
Samantha Lodi é mestre em Educação na área História, Filosofia e Educação pela Unicamp. Graduada em Comunicação Social pela Unesp. Professora no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e na Graduação de Pedagogia.

A PSICOGRAFIA COMO HISTORIOGRAFIA: DE CERTEAU, VICO E DENIS A EMMANUEL E TOMÁS GONZAGA – NADIA RODRIGUES ALVES MARCONDES LUZ LIMA
Jornalista, articulista do jornal A Nova Era. Professora doutora de História Moderna no curso de graduação em História da UNIFRAN, Universidade de Franca.

DEOLINDO AMORIM: CULTURA E VANGUARDISMO ESPÍRITA NO AQUÉM E NO ALÉM – PEDRO CAMILO
Advogado com especialização em Ciências Criminais. Professor universitário no estado da Bahia e autor do livro Yvonne Pereira: uma heroína silenciosa (Lachâtre).

ELEMENTOS DA ESPIRITUALIDADE QUE COMPÕEM A INTERVENÇÃO, RELAXAMENTO, IMAGENS MENTAIS E ESPIRITUALIDADE (RIME) – ANA CATARINA ARAÚJO ELIAS
Ana Catarina Elias é psicóloga, doutora em ciências médicas/UNICAMP. Professora doutora do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP).

A PEDAGOGIA ESPÍRITA E A EDUCAÇÃO PARA A MORTE – DORA INCONTRI
Dora Incontri é jornalista, mestre, doutora e pós-doutora em Filosofia da Educação/USP, Coordenadora do curso de pós-graduação em Pedagogia Espírita pela Associação Brasileira de Pedagogia Espírita. Professora de pós-graduação em “Metodologia de Ensino I: Preparação Pedagógica” e “Tanatologia-Educação para a Morte”, na Faculdade de Medicina da USP.

INÁCIO FERREIRA: A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA INTEGRAÇÃO ENTRE PSIQUIATRIA E ESPIRITISMO – ANGÉLICA A. SILVA DE ALMEIDA
NUPES – Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Trabalho sobre Inácio Ferreira aceito para publicação na revista Society for Psychical Research em Londres.

A ÉTICA DA PSICOLOGIA E A RELIGIOSIDADE DO PSICÓLOGO – ERCÍLIA ZILLI
Psicóloga Clínica, mestre pelo Programa de Ciências da Religião, da PUC. Pós-graduada em Administração para Organizações do Terceiro Setor, pela FGV. Autora do livro O Espírito em Terapia – Hereditariedade, Destino e Fé. Apresentadora do programa Novos Rumos, na Rádio Boa Nova. Presidente da ABRAPE – Associação Brasileira de Psicólogos Espíritas.

A CULTURA ESPÍRITA NO RIO GRANDE DO SUL ATRAVÉS DO JORNAL “A EVOLUÇÃO” – JOSÉ ROBERTO DE LIMA DIAS
José Roberto de Lima Dias é doutorando no Curso de História Ibero-Americana, da PUC – Rio Grande do Sul. Professor da Universidade do Rio Grande – FURG.

DECODIFICANDO O LIVRO DOS ESPÍRITOS – GUSTAVO LEOPOLDO RODRIGUES DARÉ / VITAL CRUVINEL FERREIRA

POSTERS

A MANIFESTAÇÃO DA FÉ NA ADOLESCÊNCIA – ALCIONE REIS DE ALBUQUERQUE

A VERDADE E O TEMPO: EM QUAL DOS EVANGELHOS ESTÁ JESUS? CONSIDERAÇÕES SOBRE ANÁLISES EXEGÉTICAS E HISTORIOGRÁFICAS DOS EVANGELHOS SINÓTICOS – CRISTINA HELENA SARRAF

PERSONIFICAÇÕES DA ‘SUPERIORIDADE ESPIRITUAL’ UM ESTUDO DE MEMÓRIA SOCAIL ENTRE ESPÍRITAS – TIAGO PAZ E ALBUQUERQUE / RICARDO VIEIRALVES DE CASTRO

Como prévia à abertura do evento, houve o lançamento do “Pesquisas sobre o Espiritismo no Brasil: Textos Selecionados” – resultado do Encontro de 2008 da LIHPE.

Para conhecer os trabalhos apresentados no 4º ENLIHPE, acesse aqui.