6º ENLIHPE
ENCONTRO NACIONAL DA LIGA DE PESQUISADORES DO ESPIRITISMO

Tema central:
O Espiritismo visto pelas áreas de conhecimento atuais

Dias 21 e 22 de agosto de 2010

O 6º ENLIHPE Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo aconteceu em São Paulo, Capital, nos dias 21 e 22 de agosto de 2010, no CCDPE-ECM Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo Eduardo Carvalho Monteiro, alameda dos Guaiases, 16, Indianópolis, com o tema O Espiritismo visto pelas áreas de conhecimento atuais.

21 de agosto de 2010

SESSÃO COORDENADA – HUMANIDADES E ESPIRITISMO 1
No sábado chamou muito atenção o grupo do Ceará, composto por Ângela LInhares, Aldenora Guedes e Francisco Antônio Barbosa Vidal, com a apresentação de seu trabalho, mostrando inovação na maneira de divulgar o Espiritismo de forma a modificar o entorno social foi uma mesa chamada de Sessão Coordenada denominada Humanidades e Espiritismo 1, com a moderação da professora de Cléria Bueno.

AS NARRATIVAS DE VIDA NAS RODAS DE CONVERSAS COM MULHERES NA EDUCAÇÃO DE ADULTOS; UM LUGAR PRIVILEGIADO DE PRODUÇÃO DE SABER NA PERSPECTIVA ESPÍRITA
ÂNGELA LINHARES, ALDENORA GUEDES, FRANCISCO ANTONIO BARBOSA VIDAL E BENEDITO DAGNO MOREIRA
Este estudo, em seus primeiros apontamentos, registra reflexões em torno das aprendizagens vividas em grupos de educação espírita. Evidencia também como as mulheres lutam para transformar as opressões superpostas vividas no mundo feminino e como vão realizando o diálogo com o pensamento espírita. Dos diálogos circulares emergem narrativas que delineiam o constructo de uma visão moral mais humanista produzindo sentido e novos saberes no âmbito da perspectiva espírita.

A presente pesquisa teve como campo empírico o espaço de sociabilidade constituído pelas interações e diálogos de um grupo juvenil em um Centro Espírita situado na cidade de Fortaleza. O estudo identificou sob égide da perspectiva espírita o sentido das falas e do processo de escuta dos jovens, movimentos que os colocaram como sujeitos espirituais no âmbito de um percurso pedagógico do qual os mesmos eram partícipes.

Foi possível perscrutar mediações morais numa vertente espiritista protagonizadas pelos jovens através das leituras comentadas, dos exercícios teatrais e das composições e práticas de conjunto (práticas musicais coletivas); vivências morais (visita a hospitais com apresentação musical ); vivências de ofícios e artes viso-manuais, entre outras experiências, que se fazem junto às rodas de conversa no grupo situando-os como sujeitos.

Percebeu-se que parece sublinhar com vigor o que nos parece fundamental em educação: a visão de si, vivida mediante a reflexão-ação grupal, no caso, em um Centro Espírita – nucleadora de uma experiência espiritual, formadora, e que situa educando e educador como ser espiritual – essa a conceituação do sujeito da educação proposta.

Conclui-se que o aspecto dialógico das experiências vividas pelos jovens com a referência do pensamento espírita é um núcleo ensinante fecundo, capaz de fornecer vínculos fundamentais entre as várias dimensões do sujeito em interação e que compõem, em última instância, as constelações que envolvem o aspecto-chave do que temos nomeado como o trabalho do sentido.

Inserindo-nos no debate atual sobre o voluntariado e os movimentos culturais que o propõem, objetivamos comprender como a estruturação do contexto sociocultural de uma instituição espírita articula-se ao modo como o trabalho voluntário é ali desenvolvido e discutir a metodologia que permite captar essa articulação em seus elementos essenciais.

Quanto à configuração do contexto sociocultural investigado, apreendemos a íntima relação entre seu caráter religioso e assistencial; o incentivo a que o voluntário priorize a pessoa em todas as suas ações; a fundamentação no Evangelho tomado à luz da Doutrina Espírita; a valorização da formação adequada e da disciplina na sistematização das atividades.

A preocupação com o rigor alia-se à abertura para compartilhar a totalidade da vida. Quanto à metodologia empregada, encontramos na Fenomenologia Clássica a possibilidade de apreender o dinamismo característico da relação entre voluntariado e contexto sociocultural preservando sua complexidade e unidade.

Adotamos como estratégia de coleta de dados a observação participante de cunho etnográfico, para apreender elaborações pessoais e coletivas do mundo-da-vida; e a realização de entrevistas semi estruturadas, para colher a vivência de voluntariado dos sujeitos. Na análise dos dados, buscamos explicitar a dinâmica de articulação das vivências, de modo a compreender e comunicar a estruturação da realidade social da instituição pesquisada.

Como conclusão, destacamos a importância de investigar o voluntariado em seu contexto sociocultural considerando a experiência de quem trabalha, o que requer um olhar capaz de colher os elementos essenciais tanto da elaboração da pessoa quanto do mundo-da-vida por ela compartilhado.

SESSÃO COORDENADA – ESPIRITISMO, UNIVERSIDADE E SOCIEDADE
O dia de sábado foi encerrado com a Sessão Coordenada: Espiritismo, Universidade e Sociedade, com a professora Nadia Luz Lima atuando como moderadora.

Milani (2009), em levantamento recente da produção acadêmica sobre a temática espírita, apontou a existência de 51 teses e dissertações (TDs), defendidas entre 1989 e 2006. Passados três anos do período analisado, julgou-se necessário dar continuidade ao mapeamento iniciado pelo autor. Dessa forma, objetivou-se mapear as TDs que investigaram o Espiritismo de modo central ou tangencial; analisar quantitativamente esses trabalhos e classificá-los segundo afinidades temáticas. Utilizou-se como consulta, principalmente, o Banco de Teses da Capes e da BDTD. As buscas resultaram em 171 TDs que se vinculavam de modo mais direto com a temática, cobrindo o período entre 1982-2009. Em maioria compunham-se de dissertações de mestrado (75%), produzidas principalmente na última década (76%) e especialmente concentradas nos estados de São Paulo (41%), Rio de Janeiro (14%) e Minas Gerais (13%).

As universidades com maior participação foram a UNICAMP, PUC-SP, USP, UFRJ, UFJF e UNESP (45%); destacando-se as áreas de Ciências da Religião, História, Sociologia, Educação, Antropologia, Psicologia e Letras (76%). Os temas que mais chamaram atenção dos pesquisadores foram: Saúde, Instituições espíritas, Personalidades espíritas, Movimento espírita, Religiões em relação e Universo literário. Conclui-se que a produção acadêmica sobre o Espiritismo, apesar de recente, está em contínuo crescimento, oferecendo ao pesquisador interessado um grande leque de pesquisas.

O ESPIRITISMO NA MÍDIA; UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO NA MAIOR REVISTA SEMANAL DO BRASIL DE 1968 A 2010 – MARCO MILANI, DÉBORA TRUNKL E KATIA PENTEADO
As informações divulgadas publicamente sobre temas específicos, instituições, grupos ou pessoas contribuem para a formação e percepção da respectiva imagem social apresentada pela unidade analisada.

É fato relativamente comum a existência de divergências entre a imagem desejada e a percebida de uma instituição ou indivíduo em determinados contextos. Nesse sentido, ainda que contrarie as expectativas iniciais daqueles diretamente envolvidos com o objeto em análise, a imagem percebida pela sociedade em geral sobre algum assunto ou instituição depende de variáveis culturais, educacionais e econômicas, entre outras, e os meios de comunicação de massa influenciam, significativamente, a imagem percebida. Nesse sentido, para se conhecer aspectos relevantes da imagem social de algum assunto, é fundamental conhecer como as informações sobre esse assunto são tratadas e divulgadas pelos órgãos de comunicação mais influentes na sociedade.

O objetivo deste estudo foi analisar o conteúdo das informações divulgadas sobre o Espiritismo pela revista Veja, uma das mais influentes revistas nacionais de informação, durante os seus quase 42 anos de existência. A coleta de dados foi realizada junto ao acervo eletrônico da respectiva revista, no qual foram pesquisadas as notícias, anúncios, cartas e demais matérias relacionadas ao tema. Utilizou-se o método de análise de conteúdo proposto por Bardin (1977).

A investigação apontou que o Espiritismo contou com 3 períodos de maior evidenciação: a) 1971 e 1972, relacionado à entrevista de Chico Xavier no Pinga-Fogo; b) 1991, relacionado à repercussão de reportagem sobre o crescimento do Espiritismo no Brasil e; c) 2000, com reportagens e entrevistas com personalidades nas quais se menciona a Doutrina Espírita especificamente. Considerando o mérito do conteúdo apresentado, 46% dos comentários foram favoráveis ao Espiritismo, 34% neutros e 20% desfavoráveis. As seções da revista em que o tema foi mais freqüente são: Literatura (15%), Religião (14%) e Cartas (14%).

22 de agosto de 2010

PROJETO DE PESQUISA ‘NO PÂNTANO SAGRADO; DOS EMBATES ENVOLVENDO O ESPIRITISMO EM UBERABA (1940-1960) – ANNA LÍDIA GOMES
No Brasil, desde o período colônia, espaço político e religioso são miscíveis na mesma proporção entre água e açúcar; neste sentido, não só um ideário político conservador mas também associado à fé católica moldaram e deram forma ao país. No entanto, no fervilhar de inúmeras idéias e acontecimentos, em especial a partir do século XIX, novas proposições ideológicas surgem com o intento de modificar a estrutura vigente. Isso evidentemente gerou embates consideráveis, tendo neste caso o espiritismo ocupado lugar de destaque nestes conflitos. Ademais, até por possuírem um projeto social semelhante, a aproximação entre os ideários socialista e espírita se fizeram notórios nesses espaços de embate (a despeito de suas diferenças metodológicas). Uberaba, notadamente conhecida como capital do espiritismo, também se insere neste contexto, tendo não só o a religião espiríta sido alvo de inúmeros combates, como também se associou na defesa de seus interesses à causa comunista.

Objetivos

Mostrar como os embates entre católicos e espíritas e sua respectiva publicização na mídia contribuíram para a divulgação e consolidação do espiritismo em Uberaba.
Situar os conflitos uberabenses no contexto brasileiro e traçar sua possível correlação com outros conflitos existentes à mesma época.
Traçar a atuação política dos envolvidos analisados na pesquisa em questão.
Demonstrar a importância da vida religiosa na participação política em Uberaba.

UMA ANÁLISE ESPÍRITA DA OBRA “A FÍSICA DA ALMA” DE AMIT GOSWAMI – ALEXANDRE DA FONSECA
As explicações para os conceitos de alma, reencarnação e mediunidade contidas na obra “A Física da Alma” do professor Amit Goswami são analisadas com base no Espiritismo.
Mostramos a existência de uma enorme discordância entre a teoria de Goswami e o que a Doutrina Espírita ensina. Uma análise científica do argumento básico de Goswami de que a alma, a reencarnação e a mediunidade são fenômenos não-locais, em termos do que a Física considera um fenômeno não-local, mostra que o modo pelo qual esse argumento foi proposto é arbitrário e não satisfaz os rigores que a Física determina para qualquer trabalho de pesquisa na área. Dessa forma, a obra “A Física da Alma” não tem respaldo científico da Física. O Espiritismo, por estar baseado em fatos, tem muito mais valor científico do que a proposta de Goswami. Alertas de responsabilidade na divulgação de teorias espiritualistas baseadas na Ciência são feitos ao movimento espírita de modo a preservar a divulgação do Espiritismo de críticas desnecessárias.

DESENVOLVIMENTOS NA TEORIA DE TRANSPORTE E MANIFESTAÇÕES FÍSICAS – ADEMIR XAVIER
Desenvolve-se a teoria das manifestações físicas utilizando alguns apontamentos da teoria dos fluidos físicos como auxiliares na apreensão de algumas características do fenômeno. Uma nova conjectura a cerca da ocorrência de fenômenos de transporte em condições físicas especiais será feita.
Os fundamentos do presente trabalho são: existência de um fluido produzido pelo médium que se exterioriza, fluido de origem desconhecida que parece interagir com radiação eletromagnética. Esse fluido está provavelmente associado a um tipo de matéria exótica que é segregada pelo organismo em colaboração com o corpo perispiritual em seres humanos.

UMA PROPOSTA EXPERIMENTAL PARA DETECÇÃO DE MOVIMENTOS DE FLUIDOS NAS CERCANIAS DE MÉDIUNS DE EFEITOS FÍSICOS – ADEMIR XAVIER
A palavra “Espírito” deriva do latim “spiritus” que significa sopro. Não seria a origem dessa palavra ligada a constatações antiquíssimas de movimento de objetos, provocados por médiuns de efeitos físicos, sob influências de Espíritos, mas por analogia com a ação intempestiva dos ventos?

Temos aqui um paralelo que não pode ser meramente acidental. Em princípio, o comportamento dos fluidos físicos e suas propriedades dinâmicas é objeto de estudo da fluidodinâmica. Neste trabalho reunimos argumentos físicos a fim de propor um arranjo experimental capaz de evidenciar modificações no estado termodinâmico do ar que cerca um médium de efeitos físicos.