2º ENLIHPE Encontro Nacional da Liga de Historiadores e Pesquisadores Espíritas
17 a 20 de abril de 2003
12º Congresso Estadual de Espiritismo – USE SP
Campinas – SP

O 2º Encontro Nacional da LIHPE aconteceu durante a realização do 12º Congresso Estadual de Espiritismo, na cidade de Campinas, nos dias 17 a 20 de abril de 2003, no Centro de Convenções do Hotel Nacional Inn.

Exposição de Periódicos Raros Espíritas
Outra atração do 12º Congresso foi a Exposição de Periódicos Raros Espíritas, que apresentou cerca de 70 fac-símiles de revistas e jornais do século 19 e início do século 20. A iniciativa foi do psicólogo e historiador Eduardo Carvalho Monteiro, assessor de Pró-Memória, da USE, que também apresentou alguns dos seus lançamentos. Também nesse acervo foram expostos os recentes lançamentos da USE e Madras Espírita, trazendo edições inéditas de Allan Kardec, obras de A. Bezerra de Menezes e de Francisco Cândido Xavier, como por exemplo, o Álbum da Juventude de Chico Xavier, de Magali Fernandes e Eduardo Carvalho Monteiro.

Palestras
A Liga dos Historiadores e Pesquisadores Espíritas não se limitou à Exposição de documentos e obras raras, mas promoveu também um ciclo de palestras com Sônia Rinaldi, Washington L. Fernandes, Carlos Guimarães (João Pessoa), Jorge Damas Martins (Rio de Janeiro), Sinésio Griman (Volta Redonda), Samuel Magalhães (Manaus) e João Fiorini (Curitiba).

O delegado Fiorini é do serviço de inteligência da Polícia do Paraná e escolheu o tema Reencarnação para sua tese de Mestrado em Biologia. Ele vem utilizando, no trabalho de investigação sobre a palingênese, pesquisas sobre birth marks (marcas de nascença) como indícios de prova de reencarnação, grafotecnia, impressões digitais e comparações anatômicas.

“Estamos procurando dar continuidade às pesquisas do nosso querido Hernani Guimarães Andrade, um homem sábio, com quem aprendemos muito”, afirmou Fiorini.

Obras espíritas são premiadas em concurso
Na noite de 19 de abril, no Centro de Convenções do Hotel Nacional Inn, em Campinas, aconteceu a premiação oficial aos vencedores do Concurso Literário José Herculano Pires, organizado pela Assessoria Pró-Memória, da USE, e promovido pela Editora Madras Espírita e USE.

“Sessenta e três trabalhos foram encaminhados à Comissão Julgadora, composta por 20 pessoas especialistas em várias áreas e de saber doutrinário espírita”, comentou Eduardo Monteiro, responsável pela Assessoria. Deste total, sessenta obras foram analisadas, já que três não cumpriram os requisitos mínimos do regulamento.

Amável momento, de José Saffioti, de São Carlos, foi o vencedor na categoria Dramaturgia com Temática Espírita. Carlos Augusto Fragoso Guimarães, de João Pessoa, Paraíba, recebeu o prêmio pelo livro Evidências da sobrevivência, na categoria História do Espiritismo.

Assíria e o Reinado de Sargão II, de Grace Kawali, de São Paulo, foi a obra escolhida para a categoria Romance. Por último, Evanir Vieira dos Santos Júnior, do Rio de Janeiro, levou o cheque de mil reais, entregue a cada vencedor, pelo livro Visão geral da feitiçaria, na categoria Obra Geral.

Dirigente Espírita, edição 76, maio/junho de 2003.