As classificações dos fenômenos estudados no Espiritismo, Metapsíquica e Parapsicologia

Allan Kardec, desde 1855, estudou diversos médiuns e pode avaliar as diferentes modalidades e características das faculdades mediúnicas. Em O livro dos médiuns, Kardec buscou classificar os médiuns e as faculdades sob diferentes critérios, escolhendo termos e conceituando cada modalidade.

A onda de fenômenos psíquicos inabituais, porém, se manifestou também em outros países e mesmo após a morte de Kardec. Outros médiuns foram pesquisados e diferentes pesquisadores estudaram os fenômenos mediúnicos e psíquicos no final do século XIX e no século XX, usando metodologias e abordagens diversas.

Diferentes disciplinas científicas foram criadas e várias sociedades fundadas para essa pesquisa ao longo do tempo (Pesquisa psíquica, Metapsíquica, Parapsicologia etc.).

Como resultado, outras classificações dos fenômenos foram elaboradas, segundo os critérios de cada Ciência, com denominações diferentes total ou parcialmente daquelas do Espiritismo. Com a divulgação dessas pesquisas, inclusive no Brasil, o uso dos termos e conceitos dessas ciências se misturou àqueles próprios do Espiritismo.

O objetivo principal deste trabalho é recuperar as principais classificações dos fenômenos psíquicos ou mediúnicos, visando contribuir para reduzir confusões no uso de seus termos e conceitos, em particular, na divulgação do Espiritismo.

Para isso, foi feito um estudo comparativo das classificações dos fenômenos do Espiritismo, da Metapsíquica e da Parapsicologia, focando a terminologia, as conceituações e os pressupostos que as embasaram.

Da comparação entre as diferentes ciências, verifica-se que houve: (i) algumas alterações de nomenclatura de significado semelhante; (ii) a repetição de alguns termos; (iii) a adoção de termos semelhantes, mas com significados distintos em cada ciência; e (iv) a adoção de alguns termos exclusivos em cada ciência.

Ricardo Andrade Terini, físico, doutor em Física Nuclear Experimental (PUC-SP). Pós-Doutorado no Instituto de Física da USP (IF-USP) em Dosimetria das Radiações. Professor aposentado do Departamento de Física da PUC-SP. Professor no IF-USP e, depois, na UFABC nos últimos anos. Pesquisador e autor de livro paradidático na área de Física Médica. Educador espírita de crianças e jovens por 45 anos. Expositor de cursos e palestras espíritas para adultos desde os anos 1990, colaborando no C.E. Irmão Itajubá (até 2020) e no G.E.E. Ondas de Amor (a partir de 2019), em S. Paulo. Pesquisador e divulgador do Espiritismo. Colaborador dos Departamentos de Infância da USE Distrital da Lapa e da USE SP nos últimos anos.

Para sua participação presencial, faça inscrição pelo link bit.do/17-enlihpe. A transmissão on-line vai ser pelos canais do YouTube e Facebook do CCDPE-ECM Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo Eduardo Carvalho Monteiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *