12º ENLIHPE
ENCONTRO NACIONAL DA LIGA DE PESQUISADORES DO ESPIRITISMO
Tema central:
Mediunidade: pesquisa e história
Dias 27 e 28 de agosto de 2016
O 12º ENLIHPE Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo aconteceu em São Paulo, Capital, nos dias 27 e 28 de agosto de 2016, na sede da USE SP, rua Gabriel Piza, 433, Santana, na capital paulista, com o tema Mediunidade: pesquisa e história.
a
AS INVESTIGAÇÕES DOS FENÔMENOS PSÍQUICOS/ESPIRITUAIS NO SÉCULO XIS: SONAMBULISMO E ESPIRITUALISMO, 1811-1860
MARCELO GULÃO PIMENTEL
No início do século XIX, investigações sobre a natureza de fenômenos psíquicos/espirituais como transes e supostas aquisições de informações indisponíveis aos canais sensoriais normais geraram grande debate no meio científico, notadamente na França, na Inglaterra, na Alemanha e nos Estados Unidos. Este trabalho discute as principais explicações oferecidas pelos pesquisadores dos fenômenos psíquicos entre 1811 e 1860, concentrando-se nos dois movimentos principais no período: sonambulismo magnético e espiritualismo moderno.
a
BATUÍRA; ESPIRITISMO, LIVRE-PENSAMENTO E ANTICLERICALISMO
FAUSTO HENRIQUE GOMES NOGUEIRA
Este trabalho é uma síntese de parte das considerações presentes na tese de doutorado intitulada Os espíritos assombram a metrópole: sociabilidades espiritualistas (espírita e esotérica) em São Paulo na Primeira República. Neste sentido, tem como propósito analisar a atuação do espírita Antônio Gonçalves da Silva Batuíra, no contexto do processo de modernização paulista e laicização republicana, entre o final do século XIX e início do século XX, bem como as instituições fundadas por esse intelectual espírita, especialmente seu famoso periódico Verdade e Luz.
a
ORIGENS: ESPIRITISMO, MEDIUNIDADE E A SISTEMATIZAÇÃO DE ALLAN KARDEC NAS OBRAS O LIVRO DOS ESPÍRITOS E O LIVRO DOS MÉDIUNS
JAQUELINE PEIXOTO VIEIRA DA SILVA
Este trabalho é resultante de pesquisa acadêmica em História sobre a origem do espiritismo de base teórica e metodológica kardeciana. Depois da notícia do fenômeno das mesas girantes, Hippolyte Léon Denizard Rivail (1804 – 1869) se interessou pelo fato, assumiu a identidade Allan Kardec e sistematizou as orientações dos Espíritos em diversos textos. Os médiuns foram muito importantes para a concretização do trabalho de Kardec. Eles eram os intermediários entre os vivos na Terra e os vivos do além. Observando diversos fenômenos nas reuniões espiritas, Kardec compreendeu que o médium e o espírito comunicante eram dois seres distintos. Somente depois disso ele começou a realizar perguntas aos espíritos sobre quem eram e o que pretendiam.
a
PSICOFONIA, HISTÓRIA ORAL E FONTES HISTÓRICAS
ADOLFO DE MENDONÇA JÚNIOR
O trabalho tem por objetivo analisar os desafios, limites e possibilidades do uso da mediunidade falante, ou psicofonia, nas pesquisas de história oral, metodologia qualitativa de pesquisa, que apreende depoimentos de entrevistas gravadas com aparelhos eletrônicos, em áudio ou mídia de vídeo, transcritas e em algumas circunstâncias, resumidas.
a
APRESENTAÇÕES DOS ORGANIZADORES DO ENLIHPE 2016 SOBRE O TEMA DA MEDIUNIDADE
MARCO MILANO, JÁDER DOS REIS SAMPAIO E ADILSON ASSIS
Marco Milani iniciou com uma entrevista gravada com o médium Fernando Ben, que falou de suas faculdades mediúnicas; Jáder Sampaio discorreu sobre as pesquisas do Instituto Windbridge, nos Estados Unidos; Adilson Assis apresentou uma revisão de pesquisas psicológicas e fisiológicas com médiuns, um paralelo com doutrinas orientais (Yoga, principalmente) e as teorias explicativas contemporâneas em curso.
ENTREVISTA COM O MÉDIUM FERNANDO BEM
MARCO MILANO
AS PESQUISA SOBRE MEDIUNIDADE REALIZADAS PELO INSTITUTO WINDBRIDGE
JÁDER DOS REIS SAMPAIO
OS FUNDAMENTOS BIOPSICOLÓGICOS DA MEDIUNIDADE: REVISÃO DA LITERATURA E SUGESTÕES DE PESQUISAS FUTURAS
ADILSON ASSIS
a
LANÇAMENTO DE LIVROS
“Novos estudos sobre a reencarnação”, organizado pela coordenação do ENLIHPE e “Os fantasmas e suas aparições”, traduzido por Jáder Sampaio.
Sessão de lançamento de livros e autógrafos
Os fantasmas e suas aparições de Alfred Russel Wallace, ed. Lachatre. Tradução de Jáder Sampaio
NOVOS ESTUDOS SOBRE A REENCARNAÇÃO
(7º livro da série Pesquisas Brasileiras sobre o Espiritismo) – Julia Nezu (USESP), Pedro Nakano (CCDPE-ECM) e Marco Milani (LIHPE)
Para adquirir o livro do 11o Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo, acesse aqui.
a
A primeira mesa do domingo teve como convidados Ada May, que veio lançar seu livro “A Terra da Promessa” e ainda nos falou sobre o livro “O Cético”. Alexandre Rocha, do Instituto Lachâtre, deu notícias de dois autores franceses que tiveram alguns de seus livros traduzidos para o nosso idioma pela editora: François Gaudin (pesquisador da vida de Maurice Lachâtre, e que agora está pesquisando Rivail) e Jean Prieur, de 102 anos, que teve seu livro “Allan Kardec e sua época” e “Hitler, médium das trevas” traduzidos no último biênio.
a
ADA MAY
Lançamento de “A Terra da Promessa” de Ada May e apresentação de seu outro livro “O Cético” (autógrafo), com a participação de Alexandre, editor da Editora Lachatre.
a
ALEXANDRE ROCHA
Alexandre Rocha, do Instituto Lachâtre, deu notícias de dois autores franceses que tiveram alguns de seus livros traduzidos para o nosso idioma pela editora Lachâtre: François Gaudin (pesquisador da vida de Maurice Lachâtre, e que agora está pesquisando Rivail) e Jean Prieur, de 102 anos, que teve seu livro “Allan Kardec e sua época” e “Hitler, médium das trevas” traduzidos no último biênio.
a
A MEDIUNIDADE ALEGADA POR MUITAS PESSOAS É EVIDÊNCIA DE UMA RELAÇÃO MENTE-CORPO ALTERNATIVA?
ANTÔNIO MARCOS DE OLIVEIRA
Este estudo visa avaliar se o fenômeno dito “mediunidade” pode estabelecer a base de uma hipótese distinta à noção materialista para a interação mente-corpo. Ele é uma revisão bibliográfica de artigos e livros relevantes e consistentes no tratamento científico do tema, encontrados em acervos digitais como SciELO, PubMed, LILACS, Google Acadêmico e Internet Archive.
a
RESULTADO DAS PESQUISAS ENVOLVENDO TRANSCOMUNICAÇÃO INSTRUMENTAL (TCI
GUILHERME VELHO
a
LANÇAMENTO DO LIVRO “UMA HISTÓRIA LUSO-BRASILEIRA”
PAULO MOURINHA
O Dr. Paulo Mourinha, português, está na LIHPE há muitos anos, desde os tempos de Eduardo Carvalho Monteiro. Paulo é licenciado em medicina com graduação em homeopatia (Devonshire Medical School), pós-graduado em medicina tradicional chinesa (Universidade Pedro Choy – Lisboa), mestre em Psicologia Clínica (Instituto Superior de Psicologia Aplicada) e em Antropologia (Universidade Nova de Lisboa) e Doutor em Neurociências (Universidade Nova de Lisboa). Ligado ao movimento espírita, fez parte do Grupo Espírita Batuíra de Algés, Casa do Caminho de Lisboa, Centro de Cultura das Caldas da Rainha, entre outros. Membro-fundador da editora Verdade e Luz, sendo atualmente colaborador da Federação Espírita Portuguesa. Participa da Comissão Organizadora do 8º Congresso Espírita Mundial, acontecerá em Lisboa, no mês de outubro/2016.
a