14º ENCONTRO NACIONAL DA
LIGA DE PESQUISADORES DO ESPIRITISMO
Tema central: Sobrevivência da alma
25 e 26 de agosto de 2018
A décima quarta edição do ENLIHPE – 14º ENLIHPE – ocorreu no ano de 2018, no auditório principal da Sede Federativa da UEM (União Espírita Mineira), avenida Olegário Maciel, em frente ao Diamond Mall – e teve como tema central “Sobrevivência da alma” trazendo pesquisas e abordagens de temas que lhe são correlatos. Foram apresentados 13 trabalhos: conferências, palestras, alguns estudos, e uma mesa que tratou de uma importante obra espírita A Gênese.
a
25 de agosto – Sábado
MOMENTO ARTÍSTICO
ABERTURA
LIHPE, CCDPE-ECM, USE, UEM, FEES e NUPES
Felipe Estabile – Diretor da UEM; Samuel M. Magalhães – Diretor da FEB; A. J. Orlando – Presidente da USE/SP; Raphael Vivacqua Carneiro – Coordenador FEES; Julia Nezu– Presidente do CCDPE-ECM e Jáder Sampaio – Coordenador do ENLIHPE, Alexander Moreira-Almeida– Coordenador do NUPES
a
Conferência de Abertura
É POSSÍVEL INVESTIGAR A EXISTÊNCIA DA ALMA?
ALEXANDRE MOREIRA-ALMEIDA – NUPES – UFJF
a
Palestra
A IMPORTÂNCIA DA FUNDAMENTAÇÃO TRANSCENDENTAL E IDEALISTA PARA A IDEIA DE IMORTALIDADE DO ESPÍRITOS
HUMBERTO SCHUBERT COELHO – NUPES – UFJ
Há muitas teorias que se propõem a explicar o fenômeno da imortalidade dos espíritos. Mas pode-se também partir de um estudo baseado em análise comparativa entre as diversas religiões. Dentro da metafísica, também há explicações desde a época grega (Sócrates e Platão) e passando pela Idade Média e Moderna. E, a metafísica anda pouco escutada em relação a pesquisas.
a
Trabalho
O QUE NÃO COMPROVA A SOBREVIVÊNCIA DA ALMA?
ALEXANDRE FONTES DA FONSECA – USE Intermunicipal de Campinas
O autor apresenta dois conceitos (fenômenos físicos materiais) que comprovariam a existência da alma, mas que na verdade ainda não são capazes de enfrentar a razão da ciência face-a-face. Tais argumentos ainda não são bons o suficiente para comprovar a existência da alma.
a
Palestra
A RELAÇÃO ENTRE A LIHPE E O CCDPE-ECM
JULIA NEZU – Presidente do CCDPE-ECM
Ambas as instituições nasceram juntas, sendo uma delas virtual e outra jurídica, com CNPJ. Tudo começou na USE/SP, dentro de uma Assessoria Pró-Memória (Criada em 1997), quando foi convidado Eduardo Carvalho Monteiro, pra executar este projeto. O outro passo foi destacar o projeto de Eduardo Carvalho Monteiro, o que aconteceu posteriormente, em 2005 (após diversas reuniões e discussões), porque a USE/SP não dispunha de espaço para administrar o acervo que estava sendo acumulado.
a
EXPOSIÇÃO DE POSTERS – Galeria de Fotos
a
Trabalho
AS INVESTIGAÇÕES SOBRE A SOBREVIVÊNCIA DA ALMA
MARCELO GULÃO
Allan Kardec escreveu as obras espíritas a partir de um convencimento pessoal. Ele não acreditava nos fenômenos mediúnicos, mas por conta de sua observação acabou se convencendo. Kardec fala da alma como elemento imaterial, mas também desenvolve um aporte teórico onde defende o fato da alma ser uma matéria totalmente diferente e sutil. E, baseado nisso, realiza seus estudos para descobrir como se dá a sensibilidade e sensações do espírito.
a
Trabalho
PROVA DA SOBREVIVÊNCIA DA ALMA
PAULO DA SILVA NETO SOBRINHO
O que mais o Espírita quer é provar àqueles que não creem, que existe espíritos. A primeira conclusão que se tira é que no máximo é possível tirar alguns elementos que evidenciam a existência da imortalidade da alma àqueles que desejam conhecer a verdade. A primeira questão que é necessário se deparar é que, se é possível a alma sobreviver a morte do corpo físico.
a
Mesa Redonda
A GÊNESE
JÁDER DOS REIS SAMPAIO, MARCO MILANI, SAMUEL MAGALHÃES
HOMENAGEM A ALFRED RUSSEL WALLACE
JÁDER DOS REIS SAMPAIO
a
26 de agosto – Domingo
Trabalho
EVOCANDO PESSOAS FALECIDAS UTILIZANDO A PRECE E A VARREDURA MEDIANÍMICA
RAPHAEL VIVACQUA CARNEIRO – Grupo de Pesquisa Lampejo e Núcleo de Pesquisa da FEES
A finalidade básica do trabalho é reproduzir os trabalhos semelhantes realizados por Lamartine Palhano Jr., com clareza e precisão para as percepções. Apresentou detalhadamente as etapas do processo de varredura medianímica, seus propósitos, os protocolos utilizados para seu desenvolvimento, as distinções do método utilizado porr Palhano Jr.. Salientou o fato de que se trata de um método de trabalho coletivo de médiuns. Analisou as diversas vantagens esperadas com a utilização do método.
a
Trabalho
MEDIUNIDADE E SOBREVIVÊNCIA – UM SÉCULO DE INVESTIGAÇÕES: A CONTRIBUIÇÃO DE ALLAN GAULD PARA O ESTUDO DA IMORTALIDADE
LEANDRO SANTOS FRANCO DE AGUIAR – AME-MG
O objetivo do trabalho foi a análise do livro de Allan Gauld, “Mediunidade e Sobrevivência: um século de investigações”, que apresenta uma pesquisa bibliográfica, através de uma revisão de literatura, sobre questões mediúnicas em revistas científicas.
a
Trabalho
A SOBREVIVÊNCIA DA ALMA E O PROGRESSO MORAL DE SÓCRATES
LUIZ FERNANDO BANDEIRA DE MELO
O presente trabalho é o início de um projeto maior relacionado com Platão e Sócrates e a possibilidade deles terem desenvolvido o mesmo conhecimento. Não se sabe até hoje se o escrito sobre Sócrates foi realmente de Sócrates ou foi escrito por Platão. A inseparatibilidade de questões morais e a imortalidade de alma é o foco deste trabalho.
a
Trabalho
ENSAIO SOBRE AS ANOTAÇÕES DO DR. KERNER COM RESPEITO AOS FENÔMENOS PSÍQUICOS DA SRA. FREDERICA HAUFFE
ELTON RODRIGUES, CAROLINA MACHADO – Associação de Física e Espiritismo da Cidade do Rio de Janeiro
Em uma das obras de Gabriel Delanne, há o resgate da história do espiritismo na Alemanha apresentando estudos realizados pelo Dr. Justinus Kerner com a médium Frederica Hauffe, que acabou se tornando o foco do presente estudo. Nos escritos do Dr. Kerner encontramos trechos que sugerem fenômenos mediúnicos.
a
Trabalho
CESARE LOMBROSO: DA BIOGRAFIA À TRANSIÇÃO PARADIGMÁTICA
ERIC VINÍCIUS ÁVILA, LEANDRO SANTOS FRANCO AGUIAR – AME-MG
O objetivo do trabalho é conhecer a obra de Lombroso e refletir sobre o processo de mudanças (comportamentais). O espiritismo não consegue se alicerçar apenas no campo da ciência ou da filosofia, mas precisa também adentrar para o campo da moral. Não basta o acúmulo de evidências, já que as mudanças esbarram no campo pessoal
a
LANÇAMENTO DE LIVROS
AÇÕES SOBRE A SOBREVIVÊNCIA DA ALMA
Marcelo Gulão
A SOBREVIVÊNCIA DA ALMA EM FOCO – Editora CCDPE-ECM e USE-SP
Organização de Marco Milani e Jáder Sampaio
CONVERSANDO COM OS ESPÍRITOS: UM TOQUE DE HUMANISMO – Publicações LACHÂTRE
Jáder Sampaio
A FILOSOFIA PERENE: O MODO ESPIRITUALISTA DE PENSAR – Editora DIDIER
GENEALOGIA DO ESPÍRITO – FEB Editora
Humberto Schubert Coelho
ANNA PRADO: A MULHER QUE FALAVA COM OS MORTOS
Samuel Magalhães
Paulo da Silva Neto Sobrinho
GALERIA DE FOTOS
a
ENCERRAMENTO
VISITA A PEDRO LEOPOLDO
Nesta ocasião, como novidade, a Comissão Organizadora promoveu como atividade cultural e histórica, passeio em Pedro Leopoldo/MG ao Centro Espírita Luiz Gonzaga, à Fazenda Modelo e ao Museu Casa de Chico Xavier.
a
Para adquirir o livro do ENLIHPE de 2018, acesse aqui.
a
GALERIA DE FOTOS