11º ENLIHPE
ENCONTRO NACIONAL DA LIGA DE PESQUISADORES DO ESPIRITISMO
Tema central:
Panorama atual das pesquisas científicas sobre a reencarnação
Dias 29 e 30 de agosto de 2015
O 11º ENLIHPE Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo aconteceu em São Paulo, Capital, nos dias 29 e 30 de agosto de 2015, na sede da USE SP, rua Gabriel Piza, 433, Santana, na capital paulista, com o tema Panorama atual das pesquisas científicas sobre a reencarnação.
Abertura
Na condição de Presidente da USE/SP, Julia Nezu, na abertura dos trabalhos comentou sobre o vínculo existente entre a USE SP, a LIHPE e o CCDPE-ECM, e sua colaboração para o nascimento das duas entidades. Segundo ela, a USE/SP, como representante estadual junto ao Conselho Federativo da FEB, tem realizado um trabalho de fomento do Espiritismo e colaboradora de instituições que visem o estudo e a difusão da Doutrina Espírita. O professor Adilson José de Assis, Coordenador do 11º ENLIHPE, fez agradecimentos em nome da LIHPE aos organizadores do evento e aos colaboradores voluntários, à USE SP; aos autores, revisores e pareceristas pelos trabalhos; ao conferencista convidado Cosme Massi; ao Jornal Correio Fraterno.
O que é pesquisar cientificamente a reencarnação
Raphael Fernandes Casseb e Sílvio Seno Chibeni
Como o professor Silvio não pôde estar presente, Raphael realizou a apresentação, comentando sobre o surgimento de pesquisa científica acerca sobre o Espiritismo, especialmente sobre reencarnação. Comentou casos estudados de prováveis reencarnações, trazendo detalhes com a finalidade de encontrar elementos para pesquisa científica, destacando a importância de uma pesquisa metodológica para a busca de elementos para a comprovação ou não dos fatos relacionados com a pesquisa espírita.
Síntese dos trabalhos de Antonia Mills sobre a temática da reencarnação
Marco Milani
A proposta foi apresentar ao público brasileiro a pesquisadora Antonia Mills – antropóloga, com grande quantidade e qualidade de trabalhos sobre reencarnação, estudos realizados majoritariamente entre os povos indígenas do Canadá e na Índia. Marco Miliani informou que esta pesquisadora é muito pouco conhecida no movimento espírita. Concluiu que os estudos da pesquisadora favorecem uma compreensão mais clara sobre o tema reencarnação. E sugere que os espíritas deveriam debruçar-se sobre tais estudos.
O pensamento de Ian Stevenson e suas contribuições ao estudo da reencarnação
Janaíne Camargo de Oliveira e Eric A. Pires
Trouxe uma breve biografia sobre Ian Stevenson, a influência que recebeu e a sua visão científica sobre reencarnação. Também abordou a metodologia utilizada pelo renomado pesquisador, as características dos casos que estudou e os resultados que alcançou. Fez comentários acerca de questões apontadas pela pesquisa de Ian Stenvenson, inclusive suas posturas frente a própria pesquisa.
A reencarnação como um dos fundamentos da ética espírita
Felipe Ribeiro e Sarah Sumiê Rocha Mandai
O trabalho abordou questões filosóficas relacionadas à reencarnação, destacando a ética universal cristã, sob o enfoque espírita, que adere a ideia de reencarnação e as questões morais trazidas por Jesus, sem os aspectos místicos.
Evidências biológicas sugestivas de reencarnação: causalidade, complexidade e criticismo
Janaíne Camargo de Oliveira, Chrystiann Lavarini e Leandro Franco
Trabalho abordou a questão do espiritismo como espécie do gênero do espiritualismo. Analisou que Allan Kardec não trabalhou com dados conclusivos, trabalhou num aspecto filosófico, o que comparamos a um aspecto científico, hoje, em padrões cartesianos. Foram analisados, em regra, estudos publicados em periódicos acadêmicos indexados, especialmente em bases empíricas. Foram apontados dados objetivos, especialmente as marcas de nascença e de memória antecedente, como fundamentos para a hipótese reencarnatória. A expositora também trouxe dados estatísticos acerca das pesquisas relativas a reencarnação, estudadas por Ian Stenvenson.
Hermínio Miranda: pesquisador espírita sobre a reencarnação
Adilson J. de Assis
O expositor trouxe uma breve biografia do pesquisado, citando os diversos livros do autor, subdividindo-os nos temas: mediunidade, cristianismo e reencarnação e regressão de memória. Comentou também que o best seller de Hermínio, “Diálogo com as sombras”, não é o seu primeiro, mas o segundo livro espírita por ele publicado, com a recente descoberta do livro “Os procuradores de Deus”, de 1967, relançado agora pela Correio Fraterno. Adilson tratou do diálogo de Hermínio Miranda e Allan Kardec, que atravessa todas as suas publicações, trazendo afirmações de que a doutrina espírita se trata de uma revelação divina e científica, fruto do trabalho dos Espíritos e dos homens, ambos atores ativos, que não renunciam sua principal característica: pensar. Abordou Hermínio C. Miranda como pesquisador do espiritismo, que é crítico severo ao paradigma materialista da ciência oficial.
Análise semiótica sobre a sincronicidade actancial entre Américo Vespúcio e Wilbur Wright, como um fenômeno de probabilidade relacional no discurso histórico
Sady Carlos de Souza Júnior
Apresentou essa pesquisa, paralela à sua pesquisa de pós graduação. Trouxe uma breve biografia dos pesquisados, demonstrando ser possível que ambos os personagens sejam os mesmos, sugerindo uma possível reencarnação.
Alguns princípios espíritas antes de Sócrates
Luiz Fernando Bandeira de Melo
Trabalho com informações de publicações no Egito, Índia, Grécia, em vários momentos históricos, que tratavam da reencarnação, escritos ainda antes do Cristo. Comenta que Allan Kardec esclarece na codificação espírita que a ideia de reencarnação é inata, muito anterior, realmente, ao conhecimento espírita.
A pedagogia espírita em ambientes não escolares: busca de aproximações com a educação popular em tempos de desvalorização do humano
Adriano Ramos Marthi
A pesquisa se deu em um Centro Espírita e também em uma ONG de Sorocaba/SP. Fez um levantamento atual da educação, apresentando o cenário atual, apontando que, embora diante da globalização da informação, não há grandes preocupações com a alfabetização e outras disciplinas. Apresentou o ambiente onde realizou suas pesquisas com as atividades que foram desenvolvidas com crianças de 5 até jovens com 21 anos; finalizando com os resultados obtidos.
Ação assistencial espírita: um estudo de Santa Catarina
Pedro Simões
Pedro discorreu sobre os paradigmas atuais da assistência social espírita, fornecendo críticas construtivas ao modelo e fornecendo material de reflexão sobre a postura do espírita frente ao movimento assistencial. Ao final foi realizado o lançamento de seu livro Dá-me de comer: A assistência social espírita, que trata de sua linha de pesquisa acadêmica. Pedro Simões, autor do sexto livro da série “Espiritismo na Universidade”, aprofunda as questões e problemas apresentados mais rapidamente na exposição no livro.
Sobre os conceitos de encarnação, reencarnação e perispírito nas obras de Allan Kardec
Cosme Massi
Cosme esclareceu que sempre que lemos Allan Kardec devemos entender que juntamente com ele temos uma plêiade de Espíritos superiores. Foram abordadas as ideias de reencarnação, princípio da não-retrogradação dos Espíritos. Foram esclarecidas outras ideias conexas, destacando-se: encarnação; expiação e provas; doenças; dificuldades durante a vida; a escolha pelas provas e pelas expiações; a escala espírita; a influência da matéria sobre o Espírito; a paixão; a caridade ser benevolência e não beneficência; a utilização dos termos “alma” (que é polissêmico e possui 3 conceitos), Espírito e espírito, memória, não há órgãos no perispírito.
Lançamento do livro Em nome de Kardec
Adriano Calsone
O autor comentou acerca do livro e dos bastidores da produção da obra de alto teor histórico trazendo a importância do papel de Madame Kardec (Amélie Gabrielle Boudet) no Movimento Espírita e resultados de sua pesquisa sobre o espiritismo na França após a morte de Kardec.
A produção conflituosa e controversa do aspecto religioso do Espiritismo nos tempos de Allan Kardec (1857-1869)
Alexandre Ramos de Azevedo
Alexandre realçou que sua pesquisa não pretende atualizar Kardec, mas sim estudar o espiritismo para compreender a obra de Kardec. Alexandre trouxe várias informações acerca da compreensão do aspecto religioso da doutrina espírita, em vários grupos espíritas.
Allan Kardec, a ciência e o racismo
\Adolfo de Mendonça Júnior
A pesquisa analisa se Kardec teria sido racista, e/ou se seus pensamentos deveriam ser revisado ou não. Analisou o conceito de raça e a dificuldade dessa conceituação. Trouxe a evolução científica em relação aos termos de raça, etnia, cultura, etc. Também elucidou como a Academia atualmente enxerga a questão. Também mostrou que a doutrina dos Espíritos é evolucionista, quando diante da comprovação de algum fato que venha a mostrar uma explicação mais adequada ao conhecimento espírita.
Encerramento
Após o encerramento das apresentações, o Coordenador do evento, Adilson José de Assis dirigiu algumas palavras aos participantes, informando o assunto para o próximo ENLIHPE (Mediunidade), data e local. Agradeceu ao CCDPE-ECM e à USE/SP pela parceria. Julia Nezu agradeceu a todos os participantes da organização do evento e a todas as pessoas que compareceram. Mencionou que foi uma felicidade ver o evento acontecendo na sede da USE/SP, com tão grande quantidade de participantes.