Coerência doutrinária no Capítulo 12 de Nos domínios da mediunidade

Além da rica obra de Kardec, subsídios para o exemplo e estudo dos conceitos da Doutrina Espírita podem ser encontrados em obras espíritas de outros autores encarnados e desencarnados.

Essas obras são consideradas subsidiárias dos conceitos espíritas. Há, entretanto, uma controvérsia no movimento espírita a respeito da validade e utilidade das obras subsidiárias.

Alguns pensam que, por razões de idoneidade do(s) autor(es), todo o conteúdo dessas obras deve ser acatado e praticado no movimento espírita. Outros, no extremo oposto, consideram que por conter erros doutrinários, as obras subsidiárias, mesmo as mais conhecidas e acolhidas no meio espírita, devem ser sumariamente rejeitadas.

Com base na recomendação da própria Doutrina Espírita de analisar, separar e ficar com o que é bom, apresentamos aqui um estudo sobre a coerência doutrinária de 5 pontos selecionados do conteúdo do capítulo 12 da obra subsidiária Nos Domínios da Mediunidade, de autoria do Espírito André Luiz, pela psicografia de Francisco C. Xavier.

Basicamente, a coerência doutrinária é verificada através de interpretação de texto e análise comparativa entre os pontos acima referidos e os conceitos da Doutrina Espírita. Mostramos que boa parte das descrições e reflexões apresentadas nesse capítulo são plenamente coerentes com o que a Doutrina Espírita ensina, mostrando a legitimidade de se utilizar esse conteúdo como exemplo e subsídios do que ela ensina sobre mediunidade.

Alexandre Fontes da Fonseca, espírita. Professor Associado do Instituto de Física Gleb Wataghin, UNICAMP. Membro da LIHPE. Fundador e responsável pelo Jornal de Estudos Espíritas. Proponente e atual responsável pela Assessoria de Ciência e Pesquisa Espírita da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo (USE – SP).

Allê De Paula, palestrante e pesquisador Espirita. Colaborador do Grupo de Estudos da Doutrina Espirita Erasto; CEO da página Allê De Paula – Espiritismo – Kardec.

Para sua participação presencial, faça inscrição pelo link bit.do/17-enlihpe. A transmissão on-line vai ser pelos canais do YouTube e Facebook do CCDPE-ECM Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo Eduardo Carvalho Monteiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *