Reflexões históricas sobre as propostas da versão definitiva de A Gênese: revista, corrigida e aumentada por Allan Kardec ou adulterada pós-Kardec?

As obras fundamentais escritas por Allan Kardec contêm o conhecimento sistematizado do Espiritismo e são utilizadas como suporte para a aplicação da coerência doutrinária na pesquisa espírita. A Gênese, os milagres e as predições segundo o espiritismo, a última dentre as obras fundamentais, é comercializada atualmente em livrarias brasileiras com duas versões distintas do texto.

Ao lado da versão atualizada que sempre foi ofertada como a edição definitiva da obra (5ª edição), edições anteriores têm sido anunciadas como as únicas edições autênticas escritas por Allan Kardec. Isto ocorre porque estudos recentes sugeriram que a 5ª edição de A Gênese não seria genuína, por ter sofrido uma adulteração no período pós-Kardec. Embora a suspeita de adulteração seja, de fato, antiga, até 2017 esta não passava do debate, sem desdobramentos de ordem prática para o Movimento Espírita.

A partir de 2020, foram encontradas novas fontes primárias que evidenciam o trabalho de Kardec na atualização dessa obra meses antes de falecer, o que poderia, ao nosso ver, encerrar a questão. A indefinição sobre qual edição adotar como a definitiva e a oferta de duas opções gera consequências, pois há ensinamentos presentes apenas na versão atualizada de A Gênese, como o da Fotografia do Pensamento, que são desconsiderados no conjunto daquilo que compõe o Espiritismo por quem adota a versão inicial.

Objetivando contribuir com esta reflexão, o artigo promove uma revisão histórica e uma análise crítica das diversas propostas que tratam da identificação da versão definitiva de A Gênese, concluindo que a obra foi revista, corrigida e aumentada pelo autor.

Adair Ribeiro Jr., engenheiro naval com pós graduação em direito tributário, conselheiro do Instituto Espírita de Educação – IEE em São Paulo, curador do museu AKOL – AllanKardec.online, pesquisador e estudioso da Doutrina Espírita e da historiografia do Espiritismo.

Carlos Seth Bastos, engenheiro eletrônico com pós-graduação em cursos de administração, executivo aposentado da indústria de telecomunicações, presidente do Centro Espírita Amor a Jesus, criador e responsável pelos sites CSI do Espiritismo sobre História, Ciência e Filosofia, pesquisador sobre a historiografia do Espiritismo.

Luciana Farias Espírita,  pesquisadora junto com o Museu Allan Kardec On-Line e do CSI do Espiritismo; colabora com o site Obras de Kardec.

Para sua participação presencial, faça inscrição pelo link bit.do/17-enlihpe. A transmissão on-line vai ser pelos canais do YouTube e Facebook do CCDPE-ECM Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo Eduardo Carvalho Monteiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *