Escrita Científica para Espíritas é tema de curso em quatro aulas

Realização da Diretoria de Cultura e Estudos Espíritas (DCEE) do Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo – Eduardo Carvalho Monteiro (CCDPE-ECM), o curso é on-line pela plataforma Google Meet.

Alexandre Fontes da Fonseca, espírita e físico, professor associado de Física na UNICAMP, membro da Liga dos Pesquisadores Espírita (LIHPE) e fundador do Jornal de Estudos Espíritas, também é responsável pela Assessoria de Ciência e Pesquisa da USE SP – União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo.

Em quatro aulas, o programa compreende: introdução à escrita científica ou acadêmica e detalhamento da estrutura de um artigo e de um projeto de pesquisa. As inscrições gratuitas pelo link shre.ink/escrita.

Programa

1ª aula – Introdução à escrita científica ou acadêmica. Estrutura geral de um artigo ou projeto de pesquisa: elementos pré-textuais; elementos textuais, e elementos pós-textuais; diferença entre um artigo e um projeto de pesquisa; cuidados com plágio, autoplágio e outros tipos de más práticas na ciência e na pesquisa; o método de análise dos pares (MAPP).

2ª aula – A estrutura de um artigo ou projeto de pesquisa. Elementos pré-textuais: título e resumo. Aspectos importantes como clareza, objetividade e outras características da linguagem que se deve usar na escrita de artigos.

3ª aula – A estrutura de um artigo ou projeto de pesquisa. Elementos textuais: introdução e desenvolvimento. Importância do crédito de pesquisa a quem o merece.

4ª aula – A estrutura de um artigo ou projeto de pesquisa. Elementos pós-textuais: referências. Problemas comuns nos artigos considerados ruins; Por onde iniciar a escrita científica? Conclusões

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *